Conexão Xalingo – Blog

Professora usa iPads nas aulas de artes e inova

A professora Ana Helena dá aula em Campinas e recentemente recebeu um reconhecimento da Apple através do Apple Distinguished Educators (ADEs). A iniciativa premia professores que usem as tecnologias da empresa americana em suas salas de aula. Para se inscrever no projeto, os professores produziram um vídeo de três minutos expondo a prática de seus projetos pedagógicos que utilizaram as tecnologias Apple, especialmente o iPad.

O programa Apple Distinguished Educators reconhece professores de todo mundo que notoriamente utilizam as tecnologias da Apple de maneira inovadora na sala de aula. Os ADEs formam uma comunidade global para troca de experiências, estimulando a efervescência de novas ideias e a ampliação dos horizontes de ensino-aprendizagem para o século 21.

Ela ministra aulas de Arte Contemporânea na Escola Comunitária de Campinas, integrando o iPad às atividades artísticas realizadas pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Entre as sequências didáticas que utilizam a tecnologia móvel pensadas pela professora estão a produção de maquetes de instalação artística, uma intervenção no espaço da escola, a interação com as obras contemporâneas de Lygia Clark por meio de um aplicativo de livro-conceito e uma atividade de curadoria na própria galeria de arte da escola.

Segundo a professora, o iPad possibilitou inclusive que todas as atividades feitas em grupo estivessem sempre com cada aluno por meio de registros audiovisuais, que se tornaram posteriormente um portfólio. Além disso, a tecnologia móvel permitiu que a professora mandasse os conteúdos prévios às atividades para as turmas.

Ao criar os projetos que ligaram os alunos à arte contemporânea não só pela tinta, mas também por meio dos iPads, a professora Ana Helena foi encorajada a enviar o vídeo para o programa da Apple e foi reconhecida como Distinguished Educator, estando no evento em Miami. “Eu me senti super agradecida de estar lá. A todo momento nos estimulavam a conversar e trocar experiências com pessoas de outros países. É um prazer ser professora e estar com outros professores, falando sobre ensino, é uma glória”, afirma Ana Helena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *