Conexão Xalingo – Blog

Alunos que “colocam a mão na massa” aprendem 30% mais

O que os professores e educadores já desconfiavam agora foi confirmado por pesquisas. As crianças que colocam a mão na massa na hora de aprenderem aprendem muito mais do que aquelas que não participam do processo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, avaliou vários alunos e chegou à conclusão de que os alunos que aprendem testando e colocando seus conhecimentos à prova aprendem mais e de uma forma mais eficiente.

Essa pesquisa mostra que o educador precisa ir além do ensino lousa e livro. Mais do que apenas dar tema de casa, trabalhos e provas é preciso pensar além, fazer com que os alunos sejam inquietos e queiram sempre testar seus conhecimentos na prática.

Sabemos que muitas escolas não possuem recursos para uma aula mais tecnológica, mas é possível fazer pequenas coisas que podem abrir as mente dos estudantes. Por exemplo: que tal visitar um parque para ensinar os pequenos biologia? Ou ainda, fazer pequenas experiências para ensinar física e química? Visitar uma biblioteca diferente, apresentar novos autores pode ser um ótimo incentivo para as aulas de Língua Portuguesa. E mais: o uso do Google Maps para ensinar Geografia e História. As ideias são muitas. Vamos coloca-las em prática?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *