Conexão Xalingo – Blog

Educação 3.0 (parte 2)

Na parte 1 do conteúdo sobre a intitulada “Educação 3.0”, que postamos aqui no blog, trouxemos depoimentos de professores e alunos, que compartilharam suas experiências com a tecnologia envolvida na educação. E hoje trazemos mais algumas opiniões sobre o assunto, como do Coordenador de Ciências da Natureza do Colégio Sagrado Coração de Jesus, o professor de química Hélio Vilaça.

Hélio acredita que a tecnologia facilita o aprendizado do aluno e, hoje, ficou mais simples de explicar o que é uma reação atômica através de simulações em 3D, por exemplo. Isso porque o estudante tem a compreensão visual e física do conceito, aumentando a possibilidade de entendimento e de associação do conteúdo a algo do cotidiano. Mas ele pondera: precisa haver mediação do professor para que a informação adquirida transforme-se em conhecimento de fato.

E a opinião dos alunos é quase que unânime: a tecnologia é aliada aos estudos. Como para estudante Lírian Alves Gomes de Oliveira, de 14 anos, que está na oitava série e vê as aulas de biologia muito mais interessantes e instigantes, agora que sua turma usa a plataforma sobiologia.com. Ela sente o aprendizado muito mais prazeroso, pois é possível ver o organismo funcionando, os movimentos que os órgãos fazem em conjunto e isso acaba com as “decorebas”.

Mas claro: é preciso ter controle sobre a tecnologia na educação. Sofia Fada percebe, por exemplo, que o acesso à informação facilitado pelos meios tecnológicos empodera a juventude e este excesso de protagonismo pode ter o lado negativo do jovem sentir-se superior e capaz de tudo. Para ela, o empoderamento deve vir acompanhado de outras habilidades como empatia e busca de soluções.

Já o coordenador de códigos de linguagens da Escola Sagrado Coração de Jesus, o professor de português Tony Labanca, tem a percepção de que era mais fácil dar aula no modelo antigo: meninos enfileirados que levantavam a mão para falar. Porém, à época, os alunos eram menos críticos e menos empoderados de conhecimento, onde quem detinha as informações era exclusivamente o professor. Para ele, os alunos de hoje precisam de um formato de aula que atenda a seus anseios de geração conectada.

Você quer ver a parte 1 do assunto Educação 3.0?
Então acesse o link: Educação 3.0 (parte 1)

 

Fontes: CorreioWeb 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *