Conexão Xalingo – Blog

Incentivando a leitura em tempos tecnológicos

A tecnologia já é realidade presente e indiscutível para crianças. E muitas postagens, aqui em nosso blog, já mostraram os diversos pontos positivos da sua presença em âmbito educacional, embora sempre muitos educadores se preocupem com diversas questões relacionadas ao assunto, como por exemplo a leitura. Afinal, como tornar atrativo o hábito de ler para os alunos, com tantas opções tecnológicas em volta? A leitura através de recursos tecnológicos talvez seja a melhor resposta.

Idealizado pela startup Guten, o e-book Práticas de Leitura Digital em Sala de Aula (link para acessá-lo: Gutennews.com.br) apresenta o compartilhamento de experiências de educadores que utilizam a tecnologia para desenvolver habilidades leitoras, com relatos de práticas realizadas por dez professores brasileiros do ensino fundamental. O projeto nasceu da observação de que muitos educadores desejam inovar, mas não sabem bem por onde começar a inovação e gostariam de ter um know-how de outros professores.

O caminho encontrado foi conectar educadores e compartilhar práticas que deram certo. As discussões aconteceram através da plataforma Edmodo e foram acompanhadas por especialistas das áreas de multiletramentos, tecnologia educacional e leitura. Durante o programa os professores tiveram que levantar informações para traçar o perfil de leitura dos alunos em ambientes digitais e comparar o hábito dos alunos com a aula que eles davam.

O feedback dos professores participantes foi positivo, pois além do diagnóstico, puderam trocar experiências com outros educadores e os projetos documentados no e-book seguem abaixo:

 

Animação coletiva em vídeo

A professora Cristina Van Opstal, do 5º ano da rede municipal de Santos, uniu o interesse dos alunos por vídeos a uma questão que a preocupava: os problemas de convivência da turma. Pensando nisso, ela utilizou processos autorais para que eles pudessem produzir animações sobre gentilezas.

 

Leitura digital com apoio de aplicativos online

Ao notar que a sua turma nunca tinha lido um livro digital, a professora Marcia Prioli, do 6º ano de uma escola particular do ABC Paulista, incentivou a leitura e análise de narrativas de aventura com auxílio de recursos online.

 

Ferramentas de pesquisa online

Quando a professora Andréa Ijano observou que seus alunos do 5º ano faziam muitas buscas na internet, mas nem sempre trabalhavam com fontes confiáveis, ela decidiu elaborar um plano de aula para que eles pudessem aprender como selecionar informações e trabalhar com ferramentas de pesquisa.

 

Produção colaborativa no Google Drive

Em uma escola particular de Sorocaba, a professora Vanessa Bolina, do 9º ano, utilizou ferramentas do Google Drive para estimular a escrita coletiva e colaborativa de textos.

 

Análise e criação de propagandas

Emília Mendes, professora do 6º ano em São Paulo, desenvolveu uma aula em que a turma fez análise de discursos publicitários e criou slogan para produtos com o aplicativo Pic Collage.

 

Resumos com mapas mentais

A professora Ester Schmidt, de uma escola particular em Belo Horizonte, ensinou aos alunos dos 6º e 7º anos como fazer resumos com um grau de inovação maior na linguagem. Por meio da construção de mapas mentais, ela também trabalhou com as turmas a função dos resumos.

 

Leitura digital de conteúdos jornalísticos

Professor de artes visuais em uma escola de São Paulo, Diego Cuesta transformou a sala de aula em uma redação de jornal. Os alunos produziram conteúdos jornalísticos e tiveram oportunidade de conhecer o caminho percorrido pela notícia antes da sua publicação.

 

Acesso à informação por meio da tecnologia

Os alunos do 5º ano da professora Claudia Munn, em uma escola particular de São Paulo, trabalharam a leitura de textos jornalísticos com o aplicativo Guten News associado ao livro didático.

 

Ferramenta coletiva Wiki

Em Valinhos, a professora Josane Batalha, do 5º ano, utilizou a ferramenta coletiva Wiki para trabalhar conceitos de energia e sustentabilidade com seus alunos. Em um espaço de leitura e reflexão, eles fizeram questionamentos sobre os cuidados com o meio ambiente.

 

Contos e memes

A professora de redação Ana Flávia Forti, do 6º ano, trabalhou contos e memes para desenvolver produção textual com os seus alunos. A partir da leitura de contos, eles deveriam escolher frases para uma determinada imagem.

 

 

Fonte: Porvir 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *