Conexão Xalingo – Blog

Um jeito diferente de aprender a língua portugesa

Neste ano os alunos dos 6ºs anos A e B do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama e dos 7ºs anos B e C do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica, em Novo Hamburgo, vão experimentar uma forma diferente de vivenciar as aulas de Língua Portuguesa e as atividades de casa. Através de uma proposta de trabalho elaborada pela Professora Caroline Müller, que utiliza a plataforma Moodle como meio de aprendizagem, os estudantes serão convidados a participarem de uma experiência de ensino híbrido para dinamizar as atividades desenvolvidas em aula, a aprendizagem de conteúdos novos e a realização das tarefas de casa.

De acordo com a Professora Carolina, a proposta visa promover atividades diferenciadas para que os alunos motivem-se para os estudos de gramática e para a realização das tarefas de casa, ampliar o tempo em sala de aula para o trabalho com leitura e escrita enfatizando aspectos gramaticais através de seu uso em diferentes gêneros textuais. Além disso, a nova forma de abordagem da Língua Portuguesa irá possibilitar aos alunos que sejam agentes de sua aprendizagem e ainda irá reduzir a quantidade de folhas que são entregues aos alunos.

Para entender melhor como a proposta funcionará, a Professora esquematizou como serão as etapas do processo de aprendizagem.

“Foi criada uma comunidade no ambiente Moodle que será organizada em semanas, sendo estas abertas pela Professora no decorrer do semestre.

As atividades postadas na comunidade corresponderão aos temas de casa, sendo que os alunos poderão resolvê-los conforme seu tempo e disponibilidade. A cada tarefa prevista e cumprida os alunos receberão pontuações e medalhas.

Como as tarefas serão atividades do Moodle, há a possibilidade de feedback imediato para a resposta dada pelo aluno, mostrando-lhe um caminho para compreender melhor ou rever sua resposta. Cabe destacar que sempre terão o apoio presencial da Professora para entendimento do conteúdo. Além disso, os alunos poderão tirar suas dúvidas através dos fóruns ou por e-mail com a Professora.

Os conteúdos gramaticais serão postados no ambiente com textos e vídeos e os alunos serão incentivados a olharem este material com antecedência. Aqueles que se sentirem à vontade poderão preparar uma explicação sobre o conteúdo para os colegas em uma aula marcada. A explicação será dada pelos alunos com auxílio da Professora. Os alunos que tiverem esta participação explicando os conteúdos aos colegas também receberão uma medalha no ambiente. Esta participação ocorrerá por inscrição e cada aluno poderá participar uma única vez.

Neste formato as aulas presenciais de Língua Portuguesa terão ênfase nas atividades de leitura e escrita, ampliando as discussões gramaticais através do uso.

No final do ano os alunos com maior número de medalhas receberão um prêmio surpresa.”

Ao final de cada mês, a proposta será avaliada junto aos alunos para saber se estão gostando e conseguindo acompanhar o conteúdo.

Legal a iniciativa da escola, não é mesmo? Você também usa recursos tecnológicos em sala de aula? Então mande através do nosso formulário a sua história que ela pode aparecer aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *