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4 ideias pedagógicas para combater o preconceito racial em sala de aula

No dia 20 de novembro foi celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. E se você se pergunta como pode tornar o espaço de aprendizado mais antirracista, aqui vão práticas que pode tomar em suas aulas.

No Brasil, 74% dos jovens brancos concluíram o ensino médio com até 19 anos. Porém, para pessoas que se autodeclaram pretas e perdas, a realidade é de apenas 53,9% e 57,8% das pessoas, respectivamente. Esses dados foram revelados no levantamento divulgado em 2019 pela Organização “Todos Pela Educação”.

Mas como você pode ajudar a mudar a situação em sua escola e sala de aula? Estas 4 ideias pedagógicas, da Coordenadora Pedagógica do Espaço de SER, Renata Ishida, podem ser um começo para tornar a educação muito menos segregadora. Confira!

1) É necessário reconhecer o racismo

É preciso entender que existe o racismo antes mesmo de combatê-lo. Com certeza você já deve ter ouvido frases como “aqui na escola não tem racismo e todos convivem muito bem”, certo? Mas mesmo que não haja conflitos, é preciso se atentar ao fato de que as instituições podem reproduzir uma visão racista, através de seu currículo, práticas e até mesmo no “silêncio” diante desse problema. Uma dica é promover conversas sobre o assunto, leituras em conjunto e  aprender mais sobre como muitas vezes, mesmo sem intenção, acabam colaborando para essa desigualdade, com o uso, por exemplo, de expressões populares, jargões e atitudes racistas.

2) Revisão do currículo

Quem conta a história da escravidão no Brasil? Os escravizados ou os escravocratas? É fundamental que o currículo escolar vigente seja revisado, garantindo pluriversalidade, ou seja: que todas as perspectivas sejam apresentadas. Pela lei 11.645/2008, a história e a cultura afro-brasileira e indígena são temáticas obrigatórias no currículo oficial da educação básica.

3) Corpo docente representativo

Uma criança se sente representada não só pelas pessoas que vê na televisão ou internet, mas também por aquelas que a rodeiam. Ter um corpo docente formado por pessoas não-brancas concretiza a ideia de que existe oportunidade para todos e todas. Além disso, um corpo docente diverso amplia os olhares e experiências trazidas para o campo da aprendizagem.

4) Os espaços da escola

O espaço também educa. Quais são as imagens, os brinquedos e os objetos presentes pela escola? Se todas as ilustrações e bonecos forem de pessoas brancas, passamos o recado de que existe um padrão que é mais correto ou mais bonito. É fundamental que as crianças tenham acesso à diversidade na literatura, nas brincadeiras e nas suas referências de maneira geral.

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Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

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