Conexão Xalingo – Blog

6 dicas de como atrair a atenção dos alunos na pandemia

As aulas à distância estão sendo mais difíceis para manter a atenção dos alunos? Você não tem percebido um real engajamento das crianças? Então estas 6 dicas, da palestrante Tathiane Deândhela, podem te ajudar!

1) Gamificação

Esta técnica, que também é conhecida como ludificação, traz o princípio de jogos e videogames às aulas. Os joguinhos ajudam a facilitar o aprendizado, pois são mais dinâmicos e têm objetivos para serem cumprido. A ideia do feeback também é interessante, pois podem ser criadas “recompensas”, possibilitando que os alunos se esforcem mais para atingir metas e serem recompensados por isso.

2) Storytelling

Trabalhar técnicas de storytelling é muito interessante. O professor tem que ser um exímio contador de histórias. Ele precisa desenvolver habilidades de contar, desenvolver e adaptar histórias para que consiga envolver os alunos. Praticar o lado artístico é uma ótima ideia também, fazer paródias, criar musiquinhas para facilitar a absorção do conteúdo. Então a ideia seria usar habilidades artísticas também para poder tornar esse momento mais envolvente.

3) Participação do aluno

Colocar o aluno para participar, fazer perguntas, criar formas de interação para que o aluno não fique muito tempo ouvindo. A participação em duplas ou trios, mesmo online, ajuda a compreender o conteúdo. Praticar a escuta entre eles pode ser bastante positivo.

4) Quebra de estado

Essa técnica de neurolinguística serve para tirar o ouvinte do estado em que se encontra e voltar a atenção dele a outro ponto. Em uma aula ou palestra, o ideal é que a cada sete minutos se faça uma quebra de estado. Ou seja: alguém que está falando, principalmente no mesmo tom, por muito tempo seguido, a cada sete minutos é interessante que faça alguma coisa diferente: passar um vídeo, uma música, uma interação ou uma história. Isso torna o aluno mais presente e a aula fica muito mais envolvente, muito mais prazerosa.

5) Oratória

Em alguns momentos falar mais alto, mais rápido, em outros mais baixo e mais devagar. Trabalhar toda essa entonação, quais palavras, quais expressões é preciso dar mais ênfase e falar com mais força. Ter um momento de silêncio também, uns 2 ou 3 segundos, que faz a pessoa conseguir pensar e interagir.

6) Trazer elementos visuais

Um professor memorável precisa, além do storytelling, usar muitas analogias e metáforas. Então tudo o que ele vai falar ele pensa em formas mais criativas de se falar a mesma coisa. Imaginar o que é possível comparar com coisas do cotidiano, com coisas do dia a dia do público. Então sempre que ele traz comparações, analogias, metáforas e outros elementos que trazem visualização, que demonstram aquilo que ele quer dizer faz com que o aluno se conecte com aquilo que está sendo passado e memorize com mais facilidade.

Créditos da foto: https://aricasimplicidade.com.br/

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://supertopmotor.com.br/index.php/2020/05/19/dicas-para-professor-conquistar-alunos-em-aulas-online/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *