Conexão Xalingo – Blog

A primeira escola 100% sustentável da América Latina

O Uruguai acaba de dar um grande passo, quando se fala em educação e sustentabilidade: a criação da primeira escola 100% sustentável da Américana Latina. Com dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio, Michael Reynolds foi quem projetou a construção de 270 m².

Reynolds é norte-americano e nos anos 60 percebeu o “abandono do ser humano pela arquitetura” e então fundou, há 45 anos, a Earthship, especializada em edifícios sustentáveis e de baixo custo. A escola de Jaureguiberry, no Uruguai, tem placas de energia solar e moinhos de vento para gerar energia, além de hortas para a produção de alimentos orgânicos. Cerca de 60% do material utilizado para a construção do colégio, é reciclado. O projeto contou com 200 voluntários do Uruguai e de outros países que colocaram a mão na massa durante as sete semanas de construção, aprenderam o método de Reynolds e poderão replicá-lo pelo mundo.

A escola sustentável atenderá cerca de cem alunos por ano, com o objetivo maior de fazer dela um um espaço de encontro para a comunidade, setor público e privado, com aprendizados sobre inovação e sustentabilidade desde a construção até as aulas.

 

Fonte: Hypeness 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *