Conexão Xalingo – Blog

A matemática que resgata a confiança

Existem projetos que fazem toda diferença para os participantes e um deles é desenvolvido pela Fundação Casa, em São Paulo, com os internos da instituição. Lá, os professores tem a missão de ajudar no resgate da confiança dos jovens através do ensino. O resultado tem sido ótimo: 558 adolescentes que cumprem uma medida socioeducativa na instituição passaram para a final da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em 2015.

No total, foram 888.822 estudantes classificados para a etapa, entre os mais de 18 milhões de inscritos na primeira fase da Olimpíada, e existe um grande esforço dos professores dos centros em resgatar nesses jovens a vontade de acreditar em si e de ampliar o conhecimento.

Na Fundação Casa, um total de 4.333 jovens se inscreveram em 2015 e mais de 500 passaram na primeira etapa, composta por 10 questões de múltipla escolha. O percentual de classificação foi de 12,9% – maior do que a média nacional, que fica em 4,91%.

Já na segunda fase, considerada a final da competição, se definem quais estudantes recebem as 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Em 2015, não houve medalhas entre os internos, porém 7 deles ganharam menção honrosa pela participação e em 2016 o esforço continua pelo aumento de participantes na competição e a colha de resultados futuros com isso.

É o conhecimento resgatando a confiança e dando nova oportunidade àqueles que precisam.

 
Fonte: Hypeness 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *