Conexão Xalingo – Blog

Unesco recomenda incluir tablets e smartphones na educação

É impossível negar que os smartphones e tablets fazem parte da nossa vida. Exatamente por esse motivo esses dispositivos móveis precisam estar também interligados na educação. Afinal, crianças e adolescentes utilizam esses aparelhos no seu dia a dia e nada mais natural do que utulizá-los também em sala de aula. Porém, algumas escolas ainda relutam em usar a tecnologia na educação simplesmente por desconhecerem como tirar o melhor delas.

Com o objetivo de orientar professores e educadores e garantir resultados positivos com a tecnologia no meio pedagógico, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) formulou um guia online, de acesso gratuito, com 13 convincentes motivos para adotar a tecnologia móvel como linha auxiliar na sala de aula.

Durante o guia, a Unesco diz acreditar que os celulares podem expandir e enriquecer as oportunidades de aprendizado em diferentes cenários, visto que várias experiências evidenciam que, assim como tablets, celulares estão favorecendo as habilidades cognitivas de educadores e alunos ao redor do mundo.

A Unesco consultou experts em políticas de uso em mais de vinte países, e afirma que o guia pode ser usado e adaptado para as mais variadas instituições de ensino, como escolas, universidades públicas e privadas e cursos técnicos, além de colônias de férias pedagógicas. Além disso, a organização ratifica a importância de refletir sobre como adaptar as políticas de uso do guia para a realidade e o contexto de cada local.

Por fim, a Unesco acredita que não usar (ou subutilizar) tecnologias móveis na escola é desperdiçar potenciais oportunidades de enriquecimento educacional. Abaixo é possível conferir os 13 motivos presentes no guia Unesco de Políticas de Uso para Aprendizagem Móvel.

Os 13 bons motivos para usar tecnologia móvel na educação, segundo a Unesco:

1 – A tecnologia móvel favorece maior abrangência e igualdade na educação;

2 – Reaproxima da educação crianças que sofreram traumas em áreas de conflito ou desastres naturais;

3 – Auxilia alunos com deficiência, promovendo a inclusão social na sala de aula;

4 – Otimiza o tempo das aulas, o que aumenta o rendimento e a produtividade ao abranger mais conteúdo;

5 – Possibilita a mobilidade do aprendizado, uma vez que é possível acessar o conteúdo em qualquer hora e lugar;

6 – Constrói uma ponte de comunicação entre comunidades de ensino, onde é possível trocar dicas e experiências entre alunos e educadores mundo afora;

7 – Serve como suporte para embasar as aulas “in loco”;

8 – Liga a educação tradicional à educação moderna;

9 – Aprimora a comunicação interna na instituição, melhorando a vida dos gestores e administradores;

10 – Maximiza o custo-benefício do material educacional;

11 – Contribui para uma educação contínua, deixando o conteúdo sempre fresco na memória do aluno, visto que é possível acessar o que foi aprendido além das salas de aula;

12 – Favorece a personalização dos conteúdos aprendidos;

13 – Possibilita feedbacks e avaliações imediatas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *