Conexão Xalingo – Blog

Cartas Trocadas, Histórias Compartilhadas

A tecnologia nunca se fez tão presente em nossas vidas como atualmente. Os efeitos positivos são inúmeros, inclusive para a educação. Semanalmente trazemos a vocês, exemplos de como ela traz diversos benefícios, com aplicativos que auxiliam na aprendizagem e no ensinamento, jogos interativos e plataformas de informação. Apesar de grandes conquistas, o avanço tecnológico também tem seu lado negativo, como a escrita errada do português, observada em escolas de Jáu/SP. A resolução do problema não acabou o progresso, mas trouxe de volta uma famosa forma de comunicação: a troca de cartas.

O hábito, que no passado era muito comum, começou a ser vivenciado por alunos de escola na cidade. A ideia surgiu quando professores perceberam que as crianças estavam escrevendo muito errado, trazendo, muitas vezes, a linguagem de conversa no computador e celular, para as matérias do colégio. Conforme a diretora da instituição, Adriana Rosseto, “o objetivo é que se crie o gosto pela leitura e escrita, e isso tem dado muitos resultados. Houve a percepção que as crianças do mundo atual tem muito interesse pela tecnologia, mas quando foram apresentadas as cartas para eles, ficaram fascinados, com a expectativa da chegada da carta do colega”.

O projeto, intitulado “Cartas Trocadas, Histórias Compartilhadas” ultrapassou os muros da escola e, alunos de 13 colégios do município, já se correspondem entre eles, trocando ideias sobre a vida, com base nas histórias do escritor Monteiro Lobado. A ideia é adorada pelas crianças e toda semana tem cartinha nova sendo escrita, e chegando também. Um dos estudantes, Marcos Galacini, disse, entusiasmado, que “quando começa a escrever a carta, percebe que vai mudando muito de quando se está no computador”. Já Yasmin Raíssa falou sobre quando sua mãe morava em sítio e a única comunicação que tinha com lugares mais distantes, era através de cartas.

Após mais de seis meses de troca de mensagens, os alunos tiveram um encontro com os outros com quem se comunicavam via cartas. Foi realizado um evento no shopping da cidade, reunindo todos os estudantes e com atrações relacionadas ao mundo descrito por Monteiro Lobato nos livros.

 

 

Fontes: Globo 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *