Você já ouvir falar em sala de aula invertida? Esse conceito novo não é nenhum modismo não e pode ser uma ótima oportunidade de você inovar com os seus alunos em sala de aula.
A sala de aula invertida é um modelo de ensino e aprendizagem onde o educador terá um contato com os alunos fora do ambiente escolar e a lição de casa é realizada de uma forma um pouco diferente da convencional.
Pesquisadores já estudam o conceito de sala de aula invertida desde os anos 90. Mas foi só em meados de 2007 que o conceito se popularizou. Na época, os professores começaram a gravar vídeos e criar Power Point com voz e animação e disponibilizar na internet para os alunos que faltavam.
Neste modelo o professor cria a sua aula em vídeos e/ou outros formatos tais como podcasts, blogs, utilizando as seguintes ferramentas: Google Drive, Dropbox, Facebook, Twitter, Youtube, Slideshare, sites Wiki e os alunos acessam em casa, na hora que desejarem, e quantas vezes quiserem.
O professor pode criar vídeos curtos de 8 a 12 minutos ou até mesmo selecionar vídeos e palestras da internet. Outra dica é incluir nos vídeos perguntas-chaves para o aluno responder quando retornar à sala de aula.
Quais as vantagens da Sala de Aula Invertida?
– A responsabilidade da aprendizagem fica a cargo também do aluno
– Os alunos tendem a ter um desempenho melhor quando controlam o que aprendem e quando aprendem
– O professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e se torna um mediador que orienta e guia seus alunos
– O estudantes se tornam mais ativos e participativos nas questões em sala de aula
– A sala de aula torna-se um lugar para os alunos trabalharem com os problemas, avançar conceitos, e se envolverem na aprendizagem colaborativa.
– O professor pode criar oportunidades de aprendizagem que envolvam muito mais todos os alunos
– Quando têm alguma dificuldade de aprendizagem os alunos podem serguir o seu próprio ritmo
– Alunos mais tímidos e que têm medo de tirar dúvidas em público podem rever os vídeos a qualquer hora e sanar seus questionamentos
– Os alunos tem acesso imediato e fácil a qualquer tópico quando precisam, deixando assim, o professor com mais oportunidades de expandir e enriquecer os momentos de produção colaborativa
Como começar?
Um estudo feito em escolas americanas mostra que as disciplinas mais adaptadas para a sala de aula invertida são matemática, física, química e ciências, já que são matérias cujas demonstrações práticas são mais fáceis na sala de aula.
Para inserir esse modelo de educação no seu dia a dia é preciso inovar. A mudança exige esforço não somente do educador, mas de todo o ambiente escolar.
Comece preparando alguns vídeos para aulas interativas, crie um blog para a turma e inicie aos poucos a novidade entre os alunos.