Conexão Xalingo – Blog

Como tornar seus alunos pessoas inovadoras no futuro

A inovação e a criatividade andam de mãos dadas. Quanto mais seus alunos forem estimulados a serem criativos, mais inovadores eles serão, não somente na sala de aula, mas também na vida.

A gente sabe que ser inovador é um dos requisitos mais importantes no mercado de trabalho atual. Por isso, o professor pode ser um incentivador, fazendo com os seus alunos sejam capazes de realizar tarefas de forma inovadora e criativa. Não importa a área que o jovem pretende seguir no futuro, a inovação é um requisito básico para se sair bem nos dias de hoje.

Mas como despertar a criatividade, e em consequência, a inovação dentro da sala de aula. Trouxemos algumas ideias simples que você pode colocar em prática no dia a dia da sala de aula e despertar o lado inovador dos seus alunos. Afinal, é das jovens cabeças que saem ideias que podem fazer a diferença no mundo em que vivemos.

Vamos a elas?

Esteja aberto a perguntas autênticas:

Boas ideias surgem a partir de boas perguntas! Por isso, ouvir seus alunos com atenção é o primeiro passo para despertar neles a vontade de inovar e também a curiosidade. Convide-os para construir novos projetos relacionados às disciplinas, escute suas ideias e sugestões e tente colocá-las em prática.

Encoraje o Trabalho em equipe:

A sala de aula pode ser uma simulação daquilo que o aluno irá encontrar no mercado de trabalho. O trabalho de equipe é cada vez mais essencial e isso pode ser cultivado desde cedo. Ensine os estudantes a dividirem um projeto, atribuir tarefas a cada membro e responsabilidades. Você pode incentivá-los oferecendo exemplos de inovação que não teriam dado certo sem esforço conjunto.

Esteja pronto para crescer:

Estimule seus alunos a trazerem para dentro da sala de aula o relato de pessoas novas. As ferramentas digitais como as redes sociais e sites como o YouTube podem ajudar nessa tarefa.

Aumente a empatia:

Ver o problema pela perspectiva do outro. Está aí uma boa oportunidade de ensinar inovação para os seus alunos. Quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos ver as coisas de outro ângulo e encontrar soluções que podem resolver questões essenciais para o problema. Mostre a eles que estratégias de observação de campo, grupos focais ou entrevistas, por exemplo, são ferramentas que podem mostrar como os demais imaginam aquele projeto.

Descubra as paixões:

Todos nós somos apaixonados por algo. Descubra o que desperta a paixão e o interesse dos seus alunos, inclusive os gostos fora da escola. Assim você pode procurar oportunidades de conectar os assuntos da rotina escolar com os gostos pessoais de cada um.

Amplifique ideias valiosas:

Nos dias de hoje qualquer coisa pode ser largamente divulgada sem gastar muito por isso. Mostre aos seus estudantes que você reconhece o esforço deles e divulgue as melhores ideias em redes sociais, blogs (você pode mandar ideias inovadoras feitas em sala de aula para nós através do email tal).

Saiba dizer não:

Como professor o seu papel é incentivar os estudantes, mas isso não significa apoiar toda e qualquer ideia sugerida por eles. Seja crítico e saiba quando dizer não para uma ideia relativamente fraca. Mas cuidado, a sua negativa, dependendo de como seja feita, pode acabar com a confiança do aluno.

Encoraje avanços:

Provavelmente os seus estudantes não terão ideias inovadoras a cada projeto proposto por você, mas você pode sempre incentivá-los a desenvolver o pensamento criativo. Uma boa saída para encorajar os alunos a pensar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *