Trabalhar a aceitação e a valorização das diferenças etnoculturais na sala de aula é essencial para que os alunos se sintam acolhidos mesmo com suas diferenças, afinal nosso país é cheio de diversidade tanto na cultura quanto nas etnias.
Criar um ambiente onde o aluno possa se sentir bem mesmo sendo “diferente” dos demais intensifica o aprendizado, pois caso contrário, o estudante pode se desinteressar por todos os assuntos relacionados à escola.
Trouxemos algumas maneiras simples de abordar a diversidade etnocultural com os alunos:
Conheça seus alunos
É importante que o professor conheça bem seus alunos, onde moram, qual sua religião, como é sua estrutura familiar, entre outras informações básicas.
O professor pode realizar atividades onde o aluno leve fotos da família, faça desenhos ou redações que contam um pouco sobre si mesmo e seu ambiente familiar, além da possibilidade de o docente manter contato com os responsáveis para conhece-los e apresentar as ações da escola do seu filho.
Identifique se os alunos são representados em sala
É essencial considerar que alguns alunos possam não ter pais, sendo cuidado por algum outro familiar responsável ou tutor, portanto é interessante adotar o uso da palavra “responsáveis” ao invés de “familiares”, para evitar qualquer desconforto com o aluno.
Outra dica é refletir e autoavaliar algumas questões, como:
Existem aspectos da identidade de todos os alunos visivelmente presentes na sala de aula? (livros, materiais de instrução, fotografias)
Existem materiais, como imagens e textos, onde os personagens apresentam vários tipos de identidade, culturas e etnias?
Existem identidades representadas demais na sala de aula que não compete com a maioria dos alunos?
Quem e o que seus alunos estão aprendendo a valorizar?
A linguagem usada na sala de aula inclui a identidade de todos os alunos?
Trabalhar a diversidade
Mais do que expor personagens com diferenças etnoculturais, é importante falar sobre eles, exaltando suas particularidades. Algumas formas de incluir na aula:
Escolha materiais que mostrem personagens que representam os alunos de maneiras autênticas e variadas.
Remova materiais que representam desproporcionalmente identidades não compartilhadas pelos alunos ou que reforçam os estereótipos.
Planeje aulas onde o aluno possa falar sobre suas experiências, comunidades culturais e histórias de vida.
Convide os responsáveis e os membros da comunidade para participar de algumas aulas, trazendo conhecimentos e experiências.
Agora é só colocar em prática e deixar a sala de aula mais acolhedora para todos os alunos.
Fonte: https://www.euensino.com.br/post/como-trabalhar-a-diversidade-etnocultural-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil
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