Confira
estas dicas para você, professor(a), aperfeiçoar os trabalhos em grupo na sua
sala de aula, de acordo com Sérgio Daniel Ferreira, do Instituto CLQ.
O trabalho
em grupo é visto por muito profissionais como a melhor alternativa para
resolver situações em sala de aula, pois gera um senso de coletividade, onde
deve-se respeitar as opiniões e aprender a gerenciar conflitos, pontos de
vistas discordantes e desenvolver a escuta para além da fala.
E, para ajudar a pensar nos processos relacionados a construção de atividades em grupos com os estudantes, Sérgio aponta 5 estratégias que podem guiar esse tipo de trabalho. Segundo ele, o professor deve-se perguntar:
1) O trabalho que eu vou propor é mesmo relevante para se fazer em grupo?
Uma boa estratégia é criar um contexto desafiador para que o grupo queira resolver mesmo o desafio. Pode-se pensar num enunciado provocativo que pode ser lido pelo professor ou pensar em diferentes enunciados para cada grupo.
2) Quais seriam os ganhos para os alunos com esse trabalho?
Geralmente o trabalho em grupo tende a desenvolver liderança, argumentação, capacidade de resolver problemas, pensamento crítico, responsabilidade, iniciativa e principalmente SABER OUVIR E RESPEITAR opiniões diferentes.
Uma outra palavra bastante usada nesses tempos é RESILIÊNCIA (capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas).
Caso o propósito seja trabalhar algum desses itens acima, bola para a frente!
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
Fonte: http://porvir.org/5-estrategias-para-melhorar-o-trabalho-em-grupo-na-sua-sala-de-aula/