Conexão Xalingo – Blog

5 estratégias para melhorar o trabalho em grupo na sua aula (parte 1)

Confira estas dicas para você, professor(a), aperfeiçoar os trabalhos em grupo na sua sala de aula, de acordo com Sérgio Daniel Ferreira, do Instituto CLQ.

O trabalho em grupo é visto por muito profissionais como a melhor alternativa para resolver situações em sala de aula, pois gera um senso de coletividade, onde deve-se respeitar as opiniões e aprender a gerenciar conflitos, pontos de vistas discordantes e desenvolver a escuta para além da fala.

E, para ajudar a pensar nos processos relacionados a construção de atividades em grupos com os estudantes, Sérgio aponta 5 estratégias que podem guiar esse tipo de trabalho. Segundo ele, o professor deve-se perguntar:

1) O trabalho que eu vou propor é mesmo relevante para se fazer em grupo?

Uma boa estratégia é criar um contexto desafiador para que o grupo queira resolver mesmo o desafio. Pode-se pensar num enunciado provocativo que pode ser lido pelo professor ou pensar em diferentes enunciados para cada grupo.

2) Quais seriam os ganhos para os alunos com esse trabalho?

Geralmente o trabalho em grupo tende a desenvolver liderança, argumentação, capacidade de resolver problemas, pensamento crítico, responsabilidade, iniciativa e principalmente SABER OUVIR E RESPEITAR opiniões diferentes.

Uma outra palavra bastante usada nesses tempos é RESILIÊNCIA (capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas).

Caso o propósito seja trabalhar algum desses itens acima, bola para a frente!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: http://porvir.org/5-estrategias-para-melhorar-o-trabalho-em-grupo-na-sua-sala-de-aula/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *