Conexão Xalingo – Blog

Live-streaming em sala de aula: invasão de privacidade?

Até onde será que o conhecimento sobre as atividades realizadas pelos filhos, em sala de aula, realmente pode ir? Será saudável, um monitoramento constante dos atos ocorridos dentro da escola?

Na China, a velocidade da internet tem aumentado constantemente e, um dos efeitos dessa mudança, é o live-streaming, onde é possível observar instantaneamente, as ações realizadas diariamente por outros cidadãos chineses. O serviço, porém, agora também está presente dentro das escolas.

Instituições de ensino pública e privadas estão instalando webcams em salas de aulas e possibilitando a transmissão ao vivo em sites abertos ao público, acreditando que esta supervisão 24 horas motivará os alunos. Pais utilizam as transmissões como monitoramento do progresso acadêmico de filhos, porém muitos estudantes estão em desacordo com o serviço, sentindo-se até mesmo como se fossem “animais em um zoológico”.

Especialistas, como Xiong Bingqi, que é vice-presidente do 21st Century Education Research Center, acreditam que essa prática viola os direitos dos estudantes chineses, que já convivem com a ampla censura do país na internet, por exemplo.

E você, o que acha do tema?

Fontes:
https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2017/04/27/na-china-pais-acompanham-em-tempo-real-alunos-em-sala-de-aula.htm

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *