Conexão Xalingo – Blog

A presença de animais em ambiente escolar

Os estudantes da Universidade de Augsburg, na Bavária, possuem uma nova companhia dentro do campus: a gata Sammy. Morando próximo à instituição, ela é figura frequente nos corredores, salas, sempre ganhando um carinho e colo. Mas o fato mais curioso é que o felino, apesar de ficar bastante tempo deitada sob o sol, seu lugar preferido é  a biblioteca, onde sempre há um aluno pressionado pelos estudos disposto a agradá-la.

O convívio com animais domésticos traz inúmeros benefícios para o ser humano em ambientes como trabalho e de educação, como:

Pausas para relaxar

A produtividade está totalmente ligada com o esforço mental. Quanto mais tempo estivermos fazendo esforço mental sem descansar, mais fadiga teremos. E o resultado: queda na produtividade. Com um animal por perto, há um aumento no número de pausas ao longo do dia, melhorando o foco, aumentando criatividade e diminuindo erros.

Diminui o estresse

Cães e gatos ajudam a relaxar e a reduzir a frequência cardíaca, além da pressão arterial. Contribuem para aumentar os momentos de lazer e recreação, proporcionando maior satisfação em ambientes estressantes.

Aumento da colaboração

Em estudo realizado pela Universidade de Michigan Central, cães e gatos deixaram funcionários de empresa mais confiantes e colaborativos quando estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações. O mesmo vale para ambientes escolar.

Mais interação

Falar sobre seus bichinhos é um dos hobbies das pessoas, o que os torna ótimo pretexto para o início de conversa.

Esses são só alguns dos benefícios da presença de animais em ambientes escolares. E se você quiser conhecer um pouco mais da história da Sammy, os alunos da universidade fizeram até uma página no Facebook para ela: https://www.facebook.com/CampusCatAux/

 
Fontes: Catho e Hypeness 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *