O papel da neurociência nos processos de aprendizagem tem crescido horizontalmente. A psicopedagogia precisa trabalhar metodologias para que a retenção de conteúdo aconteça a longo prazo durante o período escolar.
A retenção de conteúdo está diretamente conectada às funções cerebrais: a memória de longo prazo é aquela em que conseguimos armazenar informações às quais temos acesso em qualquer outro período da nossa vida.
Por exemplo: tabuadas simples tendem a ser uma memória de longo prazo. Através da retenção de conteúdo, o aluno consegue assimilar que duas vezes dois são quatro, e através da revisitação constante desse exercício matemático ao longo da vida, ele poderá continuar guardando essa informação até a vida adulta.
Métodos de aprendizagem para a retenção de conteúdo
Como já mencionado, a memória a longo prazo é diferente da memória de trabalho – aquela que armazena uma informação por poucos minutos. De forma a trabalhar a memória a longo prazo, existem as metodologias de memória explícita e implícita.
A explícita acontece quando o aluno está consciente do processo de aprendizado. Este momento pode acontecer:
- Durante a explicação do conteúdo pelo professor;
- Durante uma leitura teórica para uma prova;
- Durante a realização de exercícios;
- Durante uma aula prática (como de laboratórios de química).
Esse aprendizado acontece de maneira gradual e sequencial. Para que a retenção de conteúdo aconteça, esse novo conhecimento precisa estar integrado em uma rede, de forma que ele seja revisitado posteriormente.
A partir disso, são formuladas metodologias pedagógicas para que o conteúdo das disciplinas seja cíclico e fomente este método de memorização. No entanto, tal método é ineficaz para a criação de memórias a longo prazo.
Esse conhecimento é criado a partir da memória implícita, que surge quando o estudante aplica na prática o conteúdo que estudou, muitas vezes de maneira inconsciente e mecânica.
Metodologias ativas
As metodologias ativas são muito benéficas para a retenção de conteúdo e para o processo de aprendizagem do aluno. Todavia, é preciso cuidado ao se iniciar um conteúdo já com o uso das metodologias ativas, uma vez que o estudante precisa, primeiramente, aprender a matéria de maneira consciente, através da repetição.
Assim, os novos conhecimentos adquiridos podem ser integrados aos prévios, como já acontece no modelo convencional (de leitura e realização de exercícios, por exemplo). Apenas depois é que as metodologias ativas entram em ação, ajudando o aluno a exercitar os conhecimentos de maneira inconsciente.
Fonte: https://www.euensino.com.br/post/como-fazer-com-que-meu-aluno-retenha-o-conte%C3%BAdo
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