Conexão Xalingo – Blog

Dicas para desenvolver a mentalidade de crescimento

A mentalidade de crescimento é a ideia de que é possível aumentar níveis de inteligência, habilidades e talentos por meio do esforço.

Os alunos que apresentam essa mentalidade tendem a ampliar suas habilidades com o tempo e costumam enfrentar desafios a fim de buscar novas oportunidades para agregar conhecimento.

Os educadores podem promover pequenas mudanças na sala de aula que resultam em um ambiente próprio para o desenvolvimento desta mentalidade.

Confira algumas dicas para ajudar a desenvolver a mentalidade de crescimento em seus alunos:

Inclua livros com personagens que superam desafios
Ao ver que os personagens enfrentam os problemas e criam estratégias para vencê-los, os alunos irão se lembrar quando encontrarem desafios parecidos durante a vida, portanto crie e promova a leitura destes livros em voz alta e proponha discussões em sala de aula.

Pratique frases que promovam essa mentalidade
Discuta em sala de aula sobre frases como “não sou bom” ou “é difícil demais” e busque alternativas para substituí-las, como “que outras estratégias posso usar” ou “pode demorar um tempo para entender”.

Fixe lembretes que incentivem o crescimento
Cole pôsteres com as frases citadas acima ou utilize personagens históricos associados a atitudes positivas e de crescimento, podendo ser atletas que se superaram, líderes e figuras políticas inspiradoras que enfrentaram desafios e venceram.

Peça que reflitam sobre os desafios do dia
Use perguntas reflexivas como chave para o final da aula. Ou seja, para poder sair, é preciso pensar e, consequentemente, avaliar sua postura durante a aula, relacionamento e ética com os colegas e aspectos positivos do dia.

Incentive a introspecção
Ao invés de sempre elogiar com “você é muito esperto” ou “ótimo trabalho ao tirar 10”, use perguntas sobre o processo, como “qual método você usou” ou “o que faria de diferente em outras oportunidades”. Desta forma, os alunos podem descobrir outras possíveis habilidades para encontrar soluções e assimilar novas abordagens.

Seja um exemplo
Conte para seus alunos desafios que você enfrentou ou situações em que tenha cometido um erro e precisou revertê-lo, como algum dia que deixou de reservar alguma sala ou esqueceu os materiais em casa. Assim, os estudantes criam conexões com situações reais e entendem que é normal cometer erros e é importante enfrentá-los.

Fonte: https://www.euensino.com.br/post/mentalidade-de-crescimento-na-sala-de-aula

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *