Conexão Xalingo – Blog

Os alunos até podem preferir, mas aulas expositivas não são as ideais (parte 2)

Na postagem “Os alunos até podem preferir, mas aulas expositivas não são as ideais (parte 1)“, vimos que o estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences revela que estudantes preferem estratégias de aprendizagem que demandam menos esforço – como aulas tradicionais. Hoje você vai ver dicas para convencê-los de que assumir um papel ativo vale a pena.

A desconexão entre percepção e desempenho real pode diminuir a motivação dos alunos, afirmam os pesquisadores, porque eles não investem em estratégias que exigem esforço maior por considerá-las ineficazes. Os professores devem abordar essa percepção errônea “apresentando explicitamente o benefício de maiores esforços cognitivos associados a aprendizagem ativa”. Como os professores podem fazer isso? Embora o estudo tenha se concentrado em estudantes universitários, aqui estão algumas dicas que beneficiam alunos de todos os níveis:

– Destaque os benefícios da aprendizagem ativa. Os alunos podem relutar em deixar sua zona de conforto se não perceberem o valor das estratégias de aprendizado que exigem mais esforço. A pesquisa apoia verdadeiramente o aprendizado ativo: uma meta-análise de 2014 descobriu que, em média, aumenta as notas em meio ponto. Os professores podem abordar a percepção equivocada no início do ano escolar, explorando a neurociência por trás de estratégias eficazes de aprendizado com seus alunos.

– Incentive os alunos a ver o esforço como algo produtivo. Para resolver problemas desafiadores, os alunos devem se sentir à vontade em se esforçar e considerá-lo uma parte necessária do aprendizado.

– Ajude os alunos a desenvolver habilidades metacognitivas. Pode ser difícil para os alunos avaliarem sua própria compreensão de um tópico. Perguntas como “Alguma coisa confusa ou difícil?” podem diminuir a disparidade entre o aprendizado real e o percebido.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: http://porvir.org/estudantes-pensam-que-aula-expositiva-e-a-melhor-metodologia-mas-cientistas-discordam/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *