Conexão Xalingo – Blog

Os alunos até podem preferir, mas aulas expositivas não são as ideais (parte 1)

Estudo em Harvard questiona aula expositiva e defende esforço pela aprendizagem ativa.

Segundo estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, os estudantes costumam avaliar mal seu próprio aprendizado. Atividades que necessitam de baixo esforço cognitivo (como ouvir uma aula passivamente) são percebidas, pelos alunos, como mais eficazes do metodologias ativas, que podem ser exercícios mão na massa ou então resolução de problemas em grupo.

Atividades em grupo podem fazer com que os alunos fiquem frustrados, mas o estudo conclui que quanto mais esforço e dificuldade envolvidos (características de uma abordagem ativa) mais o estudante aprende.

Estudo

No estudo, os pesquisadores dividiram grandes cursos introdutórios de física na Universidade de Harvard em dois grupos. Em ambos, os professores usaram principalmente aulas expositivas nas primeiras 11 semanas do curso de 15 semanas. A partir da 12ª semana, no entanto, os professores do primeiro grupo continuaram com esse método, enquanto os do segundo grupo mudaram para uma abordagem ativa e centrada no aluno, que os incentivava a resolver problemas em pequenos grupos. No final de cada aula, os alunos respondiam um teste de múltipla escolha para verificar a compreensão do material e avaliar seus sentimentos sobre o aprendizado. Eles tinham que considerar respostas como “gostei desta aula expositiva” e “sinto que aprendi muito com essa aula expositiva”.

Os alunos de todas as turmas foram ensinados usando materiais idênticos; a diferença foi o nível de interatividade promovido entre os grupos.

No primeiro grupo, o professor usou slides, explicou conceitos e resolveu problemas em uma lousa enquanto os alunos ouviam. No segundo grupo, o professor começou a aula com os mesmos slides e explicações, mas, em vez de orientar os alunos sobre um problema, eles eram estimulados a trabalhar em pequenos grupos para descobrir as soluções. O professor caminhou pela sala fazendo perguntas e orientando grupos que precisavam de ajuda.

No final do curso, os alunos consistentemente mostraram uma preferência por aulas expositivas, avaliando-as de forma mais positiva em termos de engajamento e aprendizado. Apesar disso, eles pontuaram 10 pontos percentuais a menos nos testes em comparação com seus colegas que estavam em salas de aula de aprendizado ativo.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: http://porvir.org/estudantes-pensam-que-aula-expositiva-e-a-melhor-metodologia-mas-cientistas-discordam/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *