Conexão Xalingo – Blog

Empreendedorismo na sala de aula

O desejo ter seu próprio negócio é realidade de 8 em cada 10 adultos brasileiros, segundo o estudo Amway Global Entrepreneurship Report, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Porém, nem todas as pequenas e médias empresas sobrevivem: 25% delas fecham suas portas com apenas dois anos de atividade. Para mudar esse cenário, o empreendedor Alexandre Henrique desenvolveu a plataforma de educação à distância “Eu Empreendo”, que leva conteúdos de empreendedorismo, inovação, marketing e finanças para alunos de ensino médio de todo o país.

O “Eu Empreendo” foi lançado em 2012, em escolas públicas de Bandeirantes, no interior do Paraná. Após, chegou a instituições de Campo Grande (MS), mas ainda precisava encontrar um caminho para atingir estudantes de todo o país. “As escolas começaram a nos procurar, e transformamos todo esse conteúdo em um ambiente de EAD (educação a distância)”, segundo Alexandre. Na plataforma os estudantes podem aprender empreendedorismo, plano de negócios, marketing, recursos humanos e finanças, além de desenvolver competências voltadas para inovação, protagonismo e proatividade. “Não são apenas habilidades para construir um negócio tradicional. Mesmo se eles forem médicos, advogados ou engenheiros, podem usar isso para serem profissionais inovadores que buscam soluções para resolver problemas da comunidade”, destaca Alexandre.

Diferente de um ambiente de educação à distância tradicional, a plataforma reúne aulas com YouTubers, animações e encenações de telejornais. O grande destaque é um jogo virtual em que os alunos competem para ver quem consegue gerenciar melhor a sua empresa virtual. “Acreditamos que é muito melhor desenvolver algumas competências por meio de uma simulação do que uma narrativa. A narrativa vai até certo ponto, mas chega um momento em que o aluno precisa colocar a mão na massa”, diz.

Saiba mais sobre a plataforma, aqui.

Fonte:
http://porvir.org/plataforma-ensina-conteudos-de-empreendedorismo-para-alunos-do-ensino-medio/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *