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Farol do Saber e Inovação

Curitiba destaca-se como a primeira cidade brasileira a integrar tecnologia digital à educação, com o intuito de desenvolver a criatividade e inovação entre as crianças. A ideia é trazer uma educação diferenciada das salas de aula, onde o aluno será incentivado a criar, inovar e desenvolver diversas habilidades cognitivas que não são trabalhados na escola tradicional.

A integração das crianças acontece através dos Novos Faróis do Saber e Inovação. Segundo a gerente de Tecnologias e Mídias Digitais da Secretaria Municipal da Educação, Estela Endlich, o objetivo é estimular os alunos de 6 a 10 anos da rede municipal de ensino. A educadora explica a diferença entre o aprendizado em sala e no farol. “No ensino regular, geralmente, o professor usa recursos já prontos para conseguir cumprir o currículo. No projeto de educação suplementar, desafiamos a criança a idealizar, planejar e executar o que vai usar. Fazemos com que a criança seja autora, por exemplo, do brinquedo que ela quer, de acordo com a faixa etária e o domínio dos recursos do software que usamos”, conta Estela.

O projeto não visa somente o incentivo à produção, pois, até o momento da impressão, as crianças trabalham com cálculos, vocabulário e inclusive leituras de materiais em inglês. A intenção é desafiá-las. “É se sentindo desafiada pelas dificuldades que a criança solidifica o conhecimento derivado da experiência e se sente encorajada a percorrer caminhos novos”, diz Estela.

Uma das atividades desenvolvidas no espaço maker com a impressora 3D foi a produção de hastes para soprar bolinhas de sabão. Cada um dos alunos pôde personalizar a sua com o seu nome. “Brincadeira e aprendizado começaram bem antes de eles mergulharem as hastes nos copinhos: começou com o ato de imaginar o resultado e os meios para chegar a ele”, diz Estela.

 

 

Imagem: Educação Curitiba

Fonte: Massa News

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