Conexão Xalingo – Blog

O Cartão Poderoso

Um dos grandes desafios da rede educacional é fazer com que professores consigam lidar com o desafio de lecionar para alunos com o Transtorno Espectro Autista (TEA). Para esses estudantes, é preciso um trabalho diferenciado.

A metodologia do Power Card (Cartões Poderosos) é uma excelente alternativa para quando os alunos demonstram aptidão para uma área de interesse, o que poderia fazê-los desenvolver suas habilidades sociais.

Alunos com TEA, em geral, têm dificuldades comportamentais, tais como:

  • Choro;
  • Agressão;
  • Impulsividade;
  • Desatenção.

A chamada área de interesse é uma temática em que os alunos com TEA conseguem dedicar uma atenção por um tempo maior do que com relação aos outros assuntos. Vamos dar um exemplo: o que fazer quando uma criança com TEA se recusa a lavar as mãos após o recreio?

Esse método sugere a criação de um Cartão Poderoso mostrando a ela uma pessoa de sua admiração que lave as mãos para se higienizar. Para fazer uso dessa metodologia, são apenas necessários quatro passos.

O primeiro é determinado qual a área de interesse do aluno e qual o problema a ser trabalhado. Para isso, basta uma conversa com os pais ou mesmo diretamente com o estudante.

O segundo é criar o Cartão Poderoso, levando em consideração a habilidade de leitura do aluno, correlacionando com a imagem de um herói ou pessoa admirada por ela.

O terceiro é mostrar o Cartão Poderoso para a criança, explicando quando ela precisa revisar este cartão e incentivando-a a mostrar o cartão para outras pessoas.

E por fim, é preciso avaliar se o Cartão Poderoso está sendo efetivo. Caso contrário, observe os pontos de melhoria na metodologia.

Fonte: https://www.euensino.com.br/post/o-cartao-poderoso

E  para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *