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Professor(a): você precisa conhecer esta nova forma de avaliar seus alunos

Os seus alunos ficam receosos e nervosos quando você fala que terá avaliação? Pois saiba que há uma nova forma de avaliar os estudantes, criada pelo Teaching System Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e que torna a experiência muito mais lúdica e divertida.

O jogo das metarubricas traz uma abordagem mais descontraída às avaliações e permite, até mesmo, o monitoramento e avaliação de aprendizagens baseadas em projetos (geralmente mais criativas).

A atividade traz caráter de orientação, pois faz com que cada jogador reflita e identifique os melhores “caminhos” em um bom projeto. Mas como definir bons critérios e que valham a todos os alunos? Estas algumas questões que o jogo das metarubricas traz, possibilitando a exploração de potencialidades e fragilidades da utilização de uma rubrica avaliativa.

Se interessou pelo jogo? Então saiba que os materiais necessários para jogar (cartas e fichas de pontuação) estão disponíveis aqui. Abaixo você pode conferir um resumo desta metodologia de ensino:

Como jogar


1) Divida os participantes

A primeira etapa é dividir os participantes em grupos de 5 a 6 pessoas. Cada um deles deve discutir e escolher um filme que todos tenham visto e gostado para então, individualmente, desenhem um cartaz para a obra;

2) Participante escolhe critérios de avaliação

Agora cada jogador escreve 10 critérios para avaliar este cartaz em uma folha de rubricas. Depois deste momento, os desenhos podem ser compartilhados com os colegas;

3) O jogador “Desafiante”

Na terceira etapa deve ser escolhido um jogador “Desafiante”. Ele tem a função de questionar sobre os critérios escolhidos pelos alunos, colocando-os em xeque para que todos se veja obrigados a refletir e argumentar sobre sua importância. As crianças também podem interpelar o “Desafiante”. Já outro jogador é escolhido como “Escriba”, tendo a função de escrever os critérios acordados.

4) Definição de lista de critérios avaliativos

Depois desse momento de discussão, deve-se definir apenas uma lista de critérios avaliativos. As rubricas finais do grupo podem incluir critérios das listas individuais, critérios reescritos ou até mesmo novos critérios que emergiram da conversa.

5) Avaliação dos desenhos

Agora é hora de cada jogador avaliar os desenhos dos outros membros do grupo (e, inclusive, seu próprio) baseado nos critérios acordados.

6) Soma de pontuação

Some a pontuação dada para cada jogador e coloque o placar no verso do desenho. A pessoa com o maior número de pontos deve ser considerada a vencedora da Rodada 1.

7) Análise com os jogadores

Novamente em grupo, algumas reflexões devem pautar essa etapa como “pontuações muito diferentes foram dadas para o mesmo desenho?” ou “seu cartaz favorito condiz com o da maioria?”. A ideia é analisar como cada jogador pode ter usado a mesma rubrica de formas distintas.

8) metarubrica

Agora é o momento de voltar a avaliação para a própria rubrica, criando uma metarubrica. Para tanto, em uma nova folha escreva individualmente 10 critérios que fazem de uma rubrica de cartaz de filme uma boa rubrica.

9) Compartilhamento de critérios

Assim como feito anteriormente, compartilhe esses critérios com o grupo e cheguem coletivamente a uma única lista. Mantenha os mesmos ou eleja novos Escriba e Desafiante.

10) Avaliação

Avalie então as rubricas individuais feitas por cada um no início do jogo diante desta nova lista de metarubricas. O jogador com a maior pontuação nesta etapa é o vencedor da Rodada 2.

Campeão

Finalmente, o campeão do jogo é aquele que obtiver o melhor resultado somando sua pontuação na Rodada 1 e na Rodada 2.

Repercussões do jogo

O resultado esperado é a tomada de consciência do coletivo sobre a necessidade e importância de planejar e compartilhar os critérios de avaliação com todos os sujeitos, deixando-os claros desde o início. Principalmente, em práticas pedagógicas como projetos, sequências didáticas e atividades avaliativas.

O uso de rubricas ajuda os estudantes, por exemplo, a criar consciência dos objetivos de aprendizagem esperados em determinado projeto e os professores, a formularem feedbacks construtivos.

Gostou desta metodologia, professor(a)? Então comente abaixo!

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Fonte: http://porvir.org/jogo-das-metarubricas-como-avaliar-de-forma-ludica/

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