Conexão Xalingo – Blog

Dicas para que as aulas sejam produtivas depois das férias (parte 1)

Você que dá aulas, sabe muito bem: nem sempre é fácil manter a alegria que as crianças estavam sentindo nas férias, nos primeiros dias de aula. Para reencontrar o entusiasmo dos pequenos são necessárias algumas mudanças.

Para ajudarmos você, quando as aulas voltarem adote essas dicas abaixo. Elas te ajudarão no engajamento das crianças e farão elas se acostumarem com o retorno às aulas mais rapidamente. Confira!

1) Transforme a estrutura da sala de aula

O primeiro passo para atrair a atenção e o engajamento dos pequenos, é logo no início das aulas modificar a organização da sala de aula, deixando de lado as tradicionais fileiras de carteiras e fazendo um grande círculo com as mesas, para que todos, inclusive você, sentem-se em uma roda.

Eles ficarão surpresos com a mudança que, neste formato circular, é ideal para o momento de reencontro entre os estudantes, pois assim todos conseguem se ver.

Uma dica é também desenvolver atividades em que eles possam falar sobre as suas férias, o que fizeram nelas, quais as novidades e experiências tiveram. O aprendizado pode vir de todos os lugares e sempre surgirão ganchos para ensinar a partir da experiência de cada aluno fora do contexto escolar.

Caso as crianças estejam tímidas no começo, você pode começar: fale sobre as suas férias, sobre séries e filmes que olhou, livro que leu ou lugar onde foi. Instigá-los com perguntas também pode ser uma boa opção para fazer a atividade fluir melhor.

2) Use o método scrum

Você propôs a atividade dos alunos falarem sobre as férias, mas todas queriam falar ao mesmo tempo e o caos se instaurou? O método scrum é uma ótima ferramenta para lidar com esses obstáculos. Ele é uma técnica utilizada para otimizar o trabalho em equipe, estabelecendo questões básicas para orientar a discussão em grupo e deixá-la mais produtiva possível.

A premissa é que a equipe se reúna por um determinado tempo (por exemplo, 15 minutos) e responda a questões práticas, diariamente. Divididas as funções de cada estudante, o scrum atua como ferramenta para acompanhar o progresso da turma. Se vocês estiverem realizando um projeto sobre inovação na sala de aula, por exemplo, conduza o encontro fazendo perguntas como “o que você fez ontem para atingir seu objetivo?”, “quais são as principais dificuldades?” e “como você vai ajudar sua equipe?”.

Outra forma de implementar o scrum é criar um quadro, com os tópicos “a fazer”, “feito” e “sendo feito”. Dessa forma, a turma tem um panorama sobre que tem sido explorado e se conscientiza sobre o andamento do projeto. Aqui, o professor atua como mediador, orientando as atividades de cada aluno para que eles contribuam de forma efetiva para o projeto.

Gostou das dicas? Então comente abaixo!

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

Fonte: https://blog.estantemagica.com.br/4-dicas-para-tornar-as-aulas-produtivas-apos-as-ferias/

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *