Conexão Xalingo – Blog

Como manter o uso da internet com o retorno presencial

Nos últimos anos, diversas pesquisas apontaram que, no futuro, a tecnologia teria ligação direta com a educação, onde o uso da internet junto do ensino presencial poderia beneficiar o aprendizado dos alunos.

Devido à pandemia, este “futuro” chegou antes do esperado, sendo necessária uma readaptação dos educadores e a readequação das aulas no formato online.

Com a volta da “vida normal” e das aulas presenciais, acredita-se ser necessário aproveitar o momento para implementar oficialmente o método híbrido, onde o ensino online se mescla com o presencial.

Mas como colocar isso em prática?

O ensino híbrido pode ser um grande aliado para auxiliar no aprendizado do aluno, principalmente atualmente onde vivenciamos o retorno presencial das aulas.

Primeiramente, é importante entender que o ensino híbrido não precisa ocorrer fora do horário de aula e sim durante o período escolar. Um exemplo interessante é a Rotação por Estações, onde o professor divide a turma em grupos e cria diferentes “estações” para a realização de atividades relacionadas ao conteúdo trabalhado, porém com auxílio da internet.

Já em relação aos estudantes que não têm dificuldade para se comprometer com o estudo de maneira independente, uma boa proposta é que esses momentos sejam feitos de maneira assíncrona em grupos, ou com o acompanhamento do professor. Pesquisas mostram, inclusive, que esses modelos trazem resultados mais efetivos para o desempenho do aluno do que o ensino online sendo realizado de maneira individualizada e por conta própria.

Outro formato interessante é a “Sala de Aula Invertida”, onde o aluno deve estudar o conteúdo antes de ir a aula. Para garantir que o aluno realize a atividade, pode-se optar por pedir um resumo para apresentar na aula seguinte ou um bate-papo para que os alunos exponham sua opinião sobre o assunto estudado.

A combinação do aprendizado offline com o online pode ser uma oportunidade para os alunos estudarem fora do horário também por meio de indicações de vídeos, textos e atividades relacionadas aos conteúdos que os alunos apresentam maior dificuldade.

Fonte: https://www.euensino.com.br/post/como-e-porque-manter-o-uso-da-internet-com-o-retorno-presencial

—-

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

—-

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *