Conexão Xalingo – Blog

Dicas para acolher melhor os alunos novos

Devido à queda na renda das famílias durante a pandemia, o número de alunos que mudaram de escola aumentou.

Adaptar-se a um novo ambiente já era um transtorno para os jovens e, agora com a pandemia, se tornou um desafio ainda maior devido à questão do distanciamento social, que dificulta o contato direto e a criação de novas amizades.

Desta forma, é essencial que os educadores reforcem o cuidado e acolhimento dos novos alunos com algumas dicas:

Mostre o currículo e o calendário escolar

É importante apresentar ao aluno o currículo escolar, afinal ele pode ter vindo de um local totalmente diferente, já pode ter estudado alguns assuntos ou não ter conhecimento de outros que sua turma já conhece.
Lembre-se de apresentar o calendário, com todas as datas importantes como simulados, provas e entrega de trabalhos.

Se abra e conquiste sua confiança

Conte um pouco da sua história, divida alguns gostos ou características pessoais com o aluno, assim ele se sentirá confortável para expor seus sentimentos, se abrir e entender que está em um espaço seguro. Mas lembre-se: respeite seus limites e seu tempo.

Promova interação com outros alunos

Realize atividades em grupos pequenos para que o novo aluno interaja com seus colegas, sempre atentando-se ao distanciamento e, se possível, de forma remota, como pelo WhatsApp.
Um exemplo é pedir a um aluno mais antigo apresentar o ambiente, tirar dúvidas e contar um pouco sobre o dia a dia da escola para o novo colega.

Traga a família para perto da escola

Atualize os pais sobre as regras e orientações da escola, assim eles podem acompanhar os primeiros dias do seu filho de perto e avaliar como a mudança está ocorrendo.
Outra boa ideia é apresentar a família de algum colega, afinal os pais também fazem parte da transição escolar e é válido ter adultos que possam auxiliar.

Lembre-se: é importante colocar-se no lugar do aluno e entender que ele estará vulnerável e vivenciando uma realidade completamente nova e diferente.

—-

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

—-

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *