Conexão Xalingo – Blog

Um quiz pode ser uma ótima ferramenta para avaliação de seus alunos

Ferramenta pode ser utilizada também no ensino remoto e ajuda na avaliação de seus alunos. Confira dicas de como elaborar as perguntas!

Elabore um roteiro

Antes de começar o teste, anote os conteúdos que vai abordar e as possibilidades de ligações entre eles. Assim fica mais fácil de elaborar as perguntas.

Pense na ordem das perguntas

A dica é começar o quiz com uma pergunta que desperte o interesse dos alunos, deixar as que precisam de mais empenho para o meio do teste e terminar com um desafio.

Manere nas questões muito óbvias

Elas até ajudam no engajamento dos alunos, mas ter um teste de questionamento só com perguntas óbvias não traz nenhum desafio ao estudante. Utilize perguntas mais difíceis sobre determinado conteúdo, desafiando assim a criança.

Dê retorno sobre o desempenho aos alunos

A ideia aqui não é analisar a resposta de cada estudante. Mas, ao elaborar o quiz, o professor pode criar um documento explicando, em cada questão, o motivo da alternativa correta – com exemplos práticos, se for o caso –, e porque as outras opções estão incorretas. Essa estratégia pode sanar inúmeras dúvidas de uma vez só. Outra opção é, além da explicação, direcionar o estudante ao livro, trecho ou aula onde o conteúdo específico de cada questão é abordado.

Use diferentes tipos de perguntas

Diversificar o modelo de questões utilizadas é uma forma de propor aos estudantes diferentes situações-problema, fazendo com que precisem se adaptar e apliquem o conhecimento de acordo com as propostas, além de manter o engajamento por não ser algo previsível e “mais do mesmo”. O formato de múltipla escolha é o mais comum, mas entre as outras possibilidades estão: propor que os estudantes façam um ranking das alternativas, como, por exemplo, organizar determinados eventos em uma linha do tempo; preencher espaços em branco nas frases com palavras-chave relacionadas ao conteúdo; associação do conteúdo da alternativa a uma única palavra, entre outras.

Faça quizzes frequentemente com diferentes estratégias

Como dito no começo da lista, os quizzes são ferramentas que podem ser utilizadas com frequência e em diferentes momentos do processo de aprendizagem. Os professores podem aplicar os testes antes de iniciar um conteúdo, com objetivo de verificar o que estudantes já sabem sobre determinado tema ou até mesmo concepções erradas. Durante o aprendizado, ou seja, no meio de uma sequência de aulas sobre um conteúdo, o uso de quizzes pode ajudar o docente a visualizar com mais clareza quais conceitos ainda não foram compreendidos totalmente. E no final das aulas ou da apresentação de um tema, o quiz é uma forma de o aluno verificar o que realmente aprendeu e se resta alguma dúvida.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *