Conexão Xalingo – Blog

Estes aplicativos têm tudo que a educação precisa

Aplicativos conhecidos como “tudo em um” facilitam a vida de escolas, professores e pais. Saiba mais sobre eles!

Também conhecidos como “superaplicativos”, eles têm recursos de aprendizagem e podem ser um sistema de gestão escolar, visando unificar, em um único lugar, todos logins e senhas de usuários.

“A integração de tecnologia e a criação delas são fundamentais para garantir a eficiência do processo de transformação digital da escola”, aponta Thiago Chaer, CEO da Future Education.

O diretor técnico da Foreducation EdTech, Augusto Portugal,  que desenvolve a plataforma que unifica serviços da Google e automatiza diferentes processos do Workspace e é chamada de Orchestra4edu, aponta que a necessidade do uso da tecnologia na pandemia, também mostrou para muitos, que esse tipo de recurso pode contribuir mesmo quando é uma opção e não uma obrigação.

A Orchestra4edu foi utilizada em 2020 como método de integração de serviços Google nas secretarias municipais de educação de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A junção de diferentes serviços em um só vem para facilitar. “Há uma preocupação com o engajamento, com absorção de conteúdo e deixar o professor com ferramentas que de fato o auxiliem no processo de dar aula”, destaca Fernando Turolla, diretor de desenvolvimento de sistemas na Foreducation. Ele ressalta, porém, que esse excesso de serviços não pode dificultar mais do que ajudar os professores. “É pensar em engajamento e simplicidade, não criar um monte de floreio e opção, mas se preocupar com o processo pedagógico”, afirma.

“Na verdade, os professores geralmente precisam de coisas simples. É preciso ficar atento para não criar complicadores desnecessários na vida do professor”, diz Augusto Portugal.

Para Thiago Chaer, principalmente para pais de alunos de redes de ensino privadas, que precisam acompanhar quadros financeiros e pagamentos, além dos boletins, é um grande avanço contar com algo assim. Mas quando se trata do ensino público, as vantagens não se concentram na questão financeira, mas sim na possibilidade de que pais e mães acompanhem a vida escolar de seus filhos e que, associados a outros serviços públicos, o “Super App” esteja conectado com outras áreas, como saúde e empregabilidade, por exemplo.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *