Conexão Xalingo – Blog

Seus alunos também podem aprender com vídeos. E você pode ajudá-los

Os vídeos podem ser muito eficazes no aprendizado. E você pode guiar as crianças para aprenderem através deles. Veja as dicas!

1) Divida o trabalho em partes

Quais são seus objetivos com o vídeo que quer passar? Pense nisso. Se, por exemplo, seus alunos estão aprendendo uma nova habilidade, analise o vídeo de instrução da nova habilidade e auxilie sobre o que os alunos precisam fazer enquando o conteúdo é reproduzido.

Um exemplo: ao trabalhar em uma equação matemática, sugira que os alunos façam uma pausa depois de assistir à primeira etapa e tentem por conta própria.

2) O momento certo dentro do vídeo

Discuta como pausar, retroceder e avançar pode ajudá-los a aprender mais com o vídeo. Encontre um momento ideal para pausar a gravação e se envolver na atividade. Imediatamente após o vídeo demonstrar cada etapa de uma habilidade, diga aos alunos para pausar o vídeo e dedicar algum tempo à prática. Embora isso possa parecer intuitivo, os alunos podem não necessariamente perceber que esta etapa é vital para seu aprendizado.

3) Interaja

No vídeo The Flipped Class: Overcoming Common Hurdles (“A sala de aula invertida: Como superar barreiras mais comuns”, com legendas em português”, de Jon Bergmann e Aaron Sams), Bergmann explica a diferença entre assistir passivamente a algo para entretenimento e se envolver ou interagir com um vídeo instrutivo.

Ao alterar o termo de assistir para interagir, passamos uma mensagem aos alunos de que eles precisam estar presentes, focados e engajados com o conteúdo do vídeo. Nossos alunos estão acostumados a assistir a vídeos para se divertir, o que é uma atividade muito diferente.

4) Dê espaço para seu aluno

Perguntar aos alunos o que aprenderam com um vídeo é importante, assim como perguntar por que e como aprenderam. À medida que os alunos progridem em uma experiência de aprendizagem por vídeo, pause a reprodução o e crie momentos reflexivos intencionais que os levem a avaliar se eles estão se concentrando e entendendo o material.

Ao usar vídeos online ou em sala de aula, tente aplicar essas lições para que os alunos se envolvam ativamente com o que está diante deles na tela e não apenas assistam passivamente. Isso garantirá que eles se tornem mais capazes de processar e desenvolver com sucesso (e em seu próprio ritmo) as habilidades e mensagens que o vídeo está ensinando.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik  
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *