Conexão Xalingo – Blog

5 dicas para acompanhar aulas remotas do Fundamental 2

Veja o que é importante levar em conta para avaliar os conhecimentos da turma depois de um ano de pandemia.

1) Acesso à ferramenta utilizada

Faça um levantamento de quais dispositivos o aluno tem acesso e quais plataformas consegue acessar com mais facilidade, por exemplo, pois irão te auxiliar na escolha das ferramentas a serem utilizadas, além de aproximar a comunicação durante o processo.

2) Monitoramento e acompanhamento da aplicação

Disponha ferramentas que ajudem o aluno no acesso a documentos, estipule o tempo para envio dos conteúdos e sistematize dados. Na publicação “Ferramenta mostra dados da interação dos alunos nas aulas remotas” trouxe um exemplo de ferramenta que pode ser muito útil na sua escola.

3) Habilidades aferidas

Elencar as habilidades da BNCC é decisivo para a escolha do instrumento avaliativo e sua elaboração. No atual contexto, seria importante considerar, também, os resultados de 2019 e 2020 de cada turma. Considere as habilidades prioritárias e as articuláveis entre os anos.

4) Dê o feedback

Compartilhe as informações com seus alunos. Dar feedback sobre as correções e indicações de conhecimentos que precisam ser reforçados também possibilita aos estudantes que possam revisitar objetos de estudo e avançar no desenvolvimento e aquisição de novas habilidades.

5) Inove nos formatos

Formatos dinâmicos como quiz, Google Formulários e atividades gamificadas também podem ajudar no engajamento do diagnóstico a distância. Mas, independentemente do formato, é importante que tenha claro os objetivos da atividade proposta e como ela pode colaborar para trazer informações que colaborem para o planejamento docente.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Nova Escola

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *