Conexão Xalingo – Blog

Ferramenta mostra dados da interação dos alunos nas aulas remotas

Com esta ferramenta, o professor tem acesso a estatísticas para análise de importantes tomadas de decisões e direcionamentos das aulas remotas, presenciais ou híbridas.

A ferramenta citada é o Insights, presente Teams, da Microsoft. “Em educação, a atenta observação de dados relevantes auxilia o processo de verificação da aprendizagem, a elaboração de planos personalizados, o desenvolvimento de projetos e a identificação de ações necessárias para o êxito da nossa proposta pedagógica”, afirmou Solange Giardino, coordenadora de projetos do Colégio Arbos, de Santo André (SP).

O Insights possibilita acompanhar o hábito de estudos dos alunos, por exemplo. Dá pra verificar o momento que o aluno entrou no sistema para realizar determinado exercício, se entrou em uma reunião no horário programado, se participou da aula de forma ativa e até de onde acessou ela (PC, smartphone, etc).

“Esse tipo de informação auxilia o professor a se preparar nas aulas e a tomar certas decisões para o planejamento ser um sucesso. Isso nos norteia na programação das nossas aulas”, disse Fabiano Paludetti, professor da Escola Bosque, de São Paulo. “Por meio do Insights, a gente consegue descobrir se as necessidades socioemocionais e acadêmicas estão sendo atendidas ou não”, completou.

Para a professora de matemática Mônica da Costa Galucci, do Colégio Arbos, o Insights “possibilita mapear, individualmente, o interesse do aluno por materiais disponibilizados a sua escolha e o engajamento em atividades de participação essencial, além da verificação da pontualidade, oferecendo ao professor entendimentos personalizados por sala, série e, principalmente, por cada estudante”.

Já Margarete Aparecida Ticiane e Silva, professora de Análise Linguística e Produção Textual, em Língua Portuguesa, do Colégio Arbos, a ferramenta apresenta dados que permitem ao professor perceber por qual material cada estudante apresenta maior interesse e se ele acessa o imprescindível para o desenvolvimento de suas habilidades em leitura e escrita dos diferentes gêneros textuais.

“O Insights vem contribuindo muito para mensurar a participação dos alunos no chat (espaço de conversa por texto) durante as aulas, quando essa é a proposta, o que nos auxilia em ações pontuais e personalizadas para alcançar o objetivo de uma aprendizagem significativa”, afirmou.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *