Conexão Xalingo – Blog

Ensino híbrido no Fundamental 1

Veja o que é necessário saber para que o formato de ensino híbrido gere engajamento com as crianças do Fundamental 1.

Para Jordana Thadei, professora do Instituto Singularidades, o Ensino Híbrido se assemelha, de certa forma, ao Ensino Fundamental 1. “O uso da tecnologia, se bem planejado e contextualizado, pode ser um importante meio de coleta de dados sobre o grupo de estudantes e sobre cada um deles individualmente, para personalizar o ensino, atuando sobre as demandas de conteúdo e de estratégias específicas de um grupo”.

Jordana enfatiza ainda que, na sua percepção, o ensino híbrido traz possibilidades que favorecem o professor, como o acompanhamento de grupo menores de estudantes nas atividades e autoavaliações. “Poder estar com grupos menores, principalmente em realidades de salas de aula cheias, é raro no contexto presencial tradicional, mas pode ser realizado no contexto do ensino híbrido (presencial ou adaptado para o remoto), já que a diversificação de atividades favorece ao professor escolher uma delas para acompanhar com diferentes grupos, um de cada vez”.

Mas é necessário um cuidado importante: com o gerenciamento de tempo das atividades, já que os estudantes dessa idade estão aprendendo a fazer seu planejamento. Com as aulas remotas, a preocupação aumenta. “Cabe ao professor dimensionar as atividades de modo que o tempo para execução não seja insuficiente e nem excessivo”.

Fica a importância de que o professor passe as tarefas de forma simples e clara, para que as crianças realizem-as por conta própria. Isso se traduz em um maior desenvolvimento da leitura e escrita.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *