Conexão Xalingo – Blog

3 tendências tecnológicas para a educação

Mais que provado: graças à tecnologia, a educação ainda é possibilitada diante desse cenário de pandemia em quem vivemos. E muitas são as tendências de inovar na área. Hoje trazemos 3 delas. Confira!

1) Blockchain

Ela é a tecnologia responsável pela estrutura das criptomoedas e não para de crescer. E para lidar com as criptomoedas, são necessários importantes protocolos de segurança para evitar que hackers possam trazer problemas. Aí que entra a ligação com a educação.

Pensando no ensino superior, o compartilhamento de dados de alunos entre várias universidades e compartilhamento de dados acadêmicos de alunos com empresas para recrutamento são alguns dos casos em que o blockchain pode ser útil.

2) Aprendizagem baseada em vídeos

Segundo estatísticas do YouTube, relacionadas a 2020, 7 entre 10 usuários utilizam a plataforma para buscar ajuda com problemas enfrentados com estudos, trabalho ou hobbies. O vídeo é sim, um meio para aprendizagem. Ao invés de decorar textos extensos, com longos parágrafos, os alunos têm preferido assistir vídeos para melhor compreender os assuntos, gerando maior retenção de conhecimento.

A penetração e as inovações tecnológicas como as televisões inteligentes aumentarão o consumo de vídeo para os usuários. Muitos novos dispositivos baseados na Internet estão sendo inovados, o que ajuda a aumentar essa tendência rapidamente.

Existem várias ferramentas de preparação de vídeo disponíveis que podem acelerar o processo de criação de vídeos, ajudando os alunos a compreender até os conceitos mais complexos.

3) Aprendizagem personalizada e adaptativa

O aprendizado personalizado é a chave para a educação do século 21. As plataformas de aprendizagem online oferecem um ambiente de aprendizagem flexível, capacitando os alunos a aprenderem em seu próprio ritmo e também ajudando os educadores a tornar a aprendizagem mais envolvente e colaborativa, aproveitando as ferramentas digitais.

A aprendizagem adaptativa fornece material de estudo com base na proficiência do aluno e em seu nível de conhecimento. Com a ajuda de testes adaptativos, os professores podem descobrir os desafios que cada aluno enfrenta e podem trabalhar neles para resolver as áreas difíceis. A aprendizagem adaptativa garante que os alunos estejam engajados para obter os melhores resultados.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *