Conexão Xalingo – Blog

Seus alunos não querem abrir as câmeras? Entenda alguns dos motivos

Muitas vezes, nas aulas à distância, os alunos não querem abrir suas câmeras. E os motivos são muitos. Confira alguns deles, aqui.

Qualidade dos equipamentos

A falta de equipamentos com câmera ou até a baixa qualidade da conexão de internet, podem ser alguns dos motivos.

Desconforto

Muitas crianças podem se sentir incomodadas de exporem o ambiente familiar, por N motivos: cachorro latindo, pessoas passando atrás, etc.

Cyberbullying

Durante uma aula online, a facilidade de printar a tela e armazenar imagens faz com que alguns estudantes desliguem suas câmeras com medo de sofrer cyberbullying (bullying no ambiente virtual). “O ambiente virtual reúne muitos alunos em uma mesma vídeochamada, e às vezes eles relatam que não querem abrir a câmera porque outro coleguinha pode tirar uma foto e fazer um meme para colocar em um grupo de WhatsApp”, conta Jessé Geminiano Júnior, professor de geografia e da disciplina Colabore e Inove da Rede Estadual da Paraíba.

Aparência

A fase da adolescência aumenta a preocupação com a autoimagem. E isso se traduz em câmeras desligadas. Em uma breve pesquisa feita com a sua turma, a professora Renata Salomone (fundadora da MAPA Metodologias Ativas e professora de sociologia e de socioemocionais na Escola Eleva e no Eliezer, no Rio de Janeiro) identificou que alguns estudantes não se sentiam confortáveis com a sua aparência, e por esse motivo não abriam a câmera.

Timidez

Alguns estudantes podem ser tímidos ou mais introvertidos. Isso faz com que eles prefiram não se expôr durante a aula online, principalmente quando eles precisam participar de videochamadas com colegas de outras turmas.

Pouco engajamento nas aulas

Além de todos os itens anteriores, outra questão pode ser central na abertura ou fechamento das câmeras: o engajamento. Quando os estudantes não se sentem participantes das aulas, existem mais chances deles não demonstrarem interesse em aparecer. Apesar de não ser possível obrigar que eles acompanhem as aulas com as câmeras abertas, existem muitas estratégias que podem trazer mais motivação e interação para o ambiente virtual.

– – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *