Conexão Xalingo – Blog

Recursos para usar no Ensino Híbrido

Em 2021, a grande tendência é da utilização do formato híbrido de ensino para a Educação continuar engajando. E hoje você vai ver recursos que podem te ajudar nesse formato. Confira!

Quando a professora Magda Rodrigues, de Língua Portuguesa, do Colégio Municipal José Botelho Athayde, em Volta Redonda (RJ), foi trabalhar no modelo de sala de aula invertida com a sua turma do 6º ano, ela propôs algumas atividades. “Eu pedi para que os alunos baixassem o aplicativo do Canva Free em seus celulares. A turma tinha bastante problema com internet. Por isso me programei com a antecedência para garantir que daria tempo de coletarem as informações quando necessário. É um percurso longo e árduo com a falta de recursos, mas é possível e, no final, o resultado é muito positivo”, diz.

A proposta de construção dos cartazes foi em grupo para trabalhar a colaboração.  A escolha do uso do aplicativo, segundo Magda, foi para dar liberdade aos alunos para criar com diferentes elementos digitais com as informações obtidas em casa.

Magda também já usou bastante o Clickers, que permite montar testes de múltipla escolha.

Na sala de aula invertida, o professor de Matemática, Fernando Leonardi de Moraes, da Escola Estadual Benedito Lázaro de Campo, em Itu (SP) utiliza o Formulário do Google para reunir os documentos que serão estudados pelos alunos em casa. A plataforma permite a junção de diferentes materiais como textos para leitura, vídeos sobre o tema em discussão e até mesmo atividades para entender se os estudantes conseguem resolver a partir de suas leituras. “Por fim, peço para eles gravem um vídeo curto falando a respeito daquilo que eles estudaram em casa e fazemos essa socialização dos vídeos com os demais em sala”, explica. “A dica é não ter medo do novo e de aprender”.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Nova Escola

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *