Conexão Xalingo – Blog

5 atividades para o ensino remoto ou híbrido (parte 1)

Utilizando a leitura, esta professora criou uma semana “especial” de atividades para fazer com seus alunos durante o ensino remoto ou híbrido. Confira e inspire-se!

Mara Mansani é professora há quase 3 décadas e criou uma proposta de programação para desenvolver com seus alunos na alfabetização. Ela fez uma atividade para cada dia da semana e ficou muito legal. Que tal se inspirar e criar as suas? Então confira!

O primeiro passo que Mara sugere é de, através de videoconferência, explicar aos seus alunos a proposta da semana especial e do “Festival da troca de leituras”, onde todos poderão dar e também receber a sugestão de um livro. “Fale que para as trocas será feito um sorteio com todos os nomes da turma como um amigo secreto”, completa Mara.

Segunda-feira

A primeira atividade que a professora fez foi disponibilizar quadrinhas em arquivo PDF, onde cada aluno escolheu uma, leu e depois fez a escolha de um colega para ler junto. Oriente as leituras, ouvindo-as e auxiliando nas dificuldades. “Se possível, envie para as famílias links de leitura de quadrinhas para que acessem com suas crianças em casa, preparando para as leituras em sala de aula online ou presencial. Desta forma, você amplia também o repertório de leituras dos alunos. No Youtube é possível encontrar vários canais de leituras de quadrinhas, onde os textos e suas leituras são apresentados”, completa Mara.

Terça-feira

Faça todos os passos com os alunos, propostos na atividade de segunda-feira, mas ao invés de usar as quadrinhas, disponibilize diferentes parlendas. Deixe que as crianças leiam em voz alta para todos a parlenda escolhida. Dessa forma, elas já vão se soltando e se preparando para a gravação do vídeo.

Conheça o passo a passo de uma atividade para sua turma da alfabetização que pode ser feita no ensino remoto e com poucos recursos.

Quarta-feira

A terceira atividade é focada nos textos de trava-línguas. É importante acompanhar com mais atenção a leitura individualizada, pois nesse tipo de texto os alunos podem apresentar um pouco mais de dificuldades, devido a combinações de rimas e sons parecidos nas palavras.

Geralmente meus alunos gostam muito desses textos! Eles promovem momentos divertidos de leitura e apresentam um desafio que as crianças querem conseguir realizar, o que demanda várias leituras do mesmo texto.

Gostou das ideias? Confira na parte 2, as atividades para quinta e sexta-feira.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos de imagem: Freepik
Fonte: Nova Escola

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *