Conexão Xalingo – Blog

Difícil de convencer os alunos a ligarem a câmera nas videoconferências? Confira dicas

Os seus alunos participam sem problema das aulas remotas, mas quando é para ligarem suas câmeras a timidez toma conta? Nós temos algumas dicas para te ajudar a deixar eles mais à vontade para participarem das aulas dessa forma também.

1) Construa relacionamentos

Concentre-se na confiança professor-aluno e aluno-aluno.  Se os estudantes se sentem seguros e sabem que são tratados com cuidado, se sentirão mais confortáveis com suas câmeras ligadas.

2) Faça uma pesquisa com os alunos

Pergunte aos alunos individualmente ou em um formulário do Google o que os impede de ligar a câmera e o que os deixaria confortáveis. Depois de identificar as barreiras ao uso da câmera, você pode colaborar com os alunos para reduzir ou remover essas barreiras.

3) Use momentos para quebrar gelo

Experimente atividades de construção de comunidade que incentivem o uso da câmera. Por exemplo, peça aos alunos que “encontrem a maior coisa amarela em sua casa que você possa trazer com segurança para a câmera”. Como uma variação, é possível criar uma lista de itens de materiais escolares e pedir para quem tem à mão mostrar na câmera. Outra possibilidade é montar um jogo de passa a caneta remoto.

4) Adote jogos

Pedra, papel e tesoura funcionam bem em um ambiente de sala de aula remota, assim como Pictionary (adivinhar o desenho) e charadas. Explore este vídeo com 25 jogos para jogar no Zoom (ative as legendas em português), que inclui opções que funcionam para diferentes idades.

5) Vote ou compartilhe o entendimento

Peça aos alunos que votem com o polegar para cima ou para baixo em um tópico, ou faça uma votação para a turma em que eles votem de um a cinco com os dedos da mão, um sistema simples que pode envolver alunos relutantes e construir consenso dentro de um grupo.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *