Conexão Xalingo – Blog

Esta professora encontrou uma forma de motivar os alunos na pandemia. Confira!

Ao perceber que seus alunos não pareciam motivados nas aulas remotas, a professora Edizia Rodrigues desenvolveu atividade com outra professora para os alunos das turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

Edizia é professora de língua portuguesa na escola estadual Doutor Leôncio Gomes de Araújo, em São Lourenço da Mata/PE e, juntamente à professora Bruna Gomes desenvolveu uma atividade que retomou a motivação de seus alunos nas aulas remotas.

Após um de seus alunos mostrar um anime que tinha produzido (estilo de animação japonesa), Edizia logo lembrou de um aplicativo que havia conhecido durante a sua formação do EducaMídia: o Toontastic 3D. Através desse app dá para escolher muitos ambientes e personagens para construir, desenhar, narrar e animar uma história.

Foi então que ela e Bruna criaram um festival de animes. Como o app permite a inserção de gravações de áudio, isso trouxe outros recursos para a aula de língua portuguesa, que vão além da produção de textos e dos desenhos. Através da proposta, foi possível construir um trabalho interdisciplinar.

Desenvolvimento da atividade

Para construir os roteiros das histórias, os alunos utilizar tópicos como a produção da vacina contra a covid-19, por exemplo. Além da construção da narrativa, os estudantes foram responsáveis pelos desenhos, animações e gravações de áudio para a dublagem dos animes. E, para apresentar, a ideia foi a criação de um festival online, com convites enviados pelo WhatsApp para turmas e famílias.

Apresentação

Para apresentar o festival, foi o utilizado o Google Meet. No início das apresentações, foi feita uma recepção ao público com músicas de animes, com apresentação do que foi a atividade desenvolvida com as turmas. Além disso, foram convidadas duas aulas para que explicassem o que tinham estudado sobre a linguagem de HQs, animes e cartoons. A partir daí, começaram as exibições das produções feitas pelos estudantes.

Resultado

Segundo Edizia, “essa atividade teve um valor muito significativo. A turma estava muito desmotivada, e trabalhar com esse aplicativo e com a produção de animes foi uma forma de fomentar a leitura e ainda desenvolver competências relacionadas à minha disciplina”.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *