Conexão Xalingo – Blog

Este professor inovou para ensinar matemática e venceu até prêmio

Professor Luiz Felipe Lins utilizou plantas e projetos de imóveis para ensinar matemática. Confira!

Projeto chamado “Geometria e Construção” envolveu dezenas de alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francis Hime, no Rio de Janeiro/RJ.

Segundo Lins, o projeto começou quando se iniciou a construção de um conjunto habitacional próximo à escola. “Quando houve a construção de um conjunto habitacional próximo à escola, eu vi que muitos se interessaram. Pensei: como pegar este interesse e trabalhar as orientações curriculares? Perguntei se conheciam uma planta de imóvel, ninguém conhecia. Projetei uma e fui mostrando a janela, a porta, a sala. Falei de escala, mostrei proporção. Propus que eles fizessem um projeto de casa, e eles toparam o desafio”, afirma.

A partir daí, os alunos tiveram que imaginar como seria uma casa, desenhando sua planta baixa e produzindo uma maquete, e posteriormente calculando áreas e o custo para colocar o piso nos ambientes. Outros problemas surgiram: os estudantes perceberam que era necessário também comprar argamassa e calcular a quantidade necessária do material por metro quadrado. Tinham que manejar orçamentos como parte do aprendizado de matemática.

O projeto gerou prêmio

Cinco jurados escolheram Lins entre os dez finalistas – os vencedores do Prêmio Educador Nota 10. Devido à pandemia, só foram aceitas propostas desenvolvidas antes do fechamento das escolas.

A partir das 3,7 mil inscrições, foram escolhidos 50 finalistas e, entre eles, os 10 vencedores. Eles são do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Cinco projetos são voltados a alunos do Ensino Fundamental, e três a estudantes do Ensino Médio. Há ainda um projeto de gestão e outro com crianças bem pequenas.

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *