Conexão Xalingo – Blog

Conselho do MEC recomenda redes sociais para orientar estudos

O Conselho Nacional de Educação (CNE) sugeriu a utilização de redes sociais como WhatsApp e Facebook para estimular os estudos durante a pandemia.

Na resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estendeu o ensino remoto até dezembro do ano que vem e aprovou a junção dos anos letivos de 2020 e 2021, há a sugestão “para a utilização de mídias sociais de longo alcance (WhatsApp, Facebook, Instagram etc.) para estimular e orientar os estudos, pesquisas e projetos”.

As redes de ensino locais poderão aderir ou não à iniciativa, que ainda deve ter seu documento homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

O texto aprovado também torna possível:

– que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um continuum curricular de dois anos, na educação básica;

– um ano letivo “suplementar” para estudantes do 3º ano do ensino médio;

– volta às aulas presenciais: veja as redes estaduais de ensino público que já têm data de retorno e consulte a situação em seu estado e sua capital.

O documento flexibiliza a aprovação escolar ao permitir a “redefinição de critérios de avaliação” para a “promoção” do estudante.

Recomenda também uma “especial atenção” à aprovação de estudantes dos anos finais do ensino fundamental (5° ao 9º ano). Essa etapa de ensino registra alto índice de reprovação e abandono escolar.

Que você, professor(a), acha da ideia? Comente abaixo!

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Globo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *