Conexão Xalingo – Blog

Professora utiliza dinâmica para seus alunos refletirem sobre a internet

Juliana Hernandes é professora de educação socioemocional e está estimulando seus alunos a pensarem sobre como lidam com as informações e quais as suas responsabilidades nas redes sociais. Confira!

A professora, que dá aulas no Externato São José, em Atibaia/SP, utilizou uma de suas aulas remotas para estimular seus alunos do quarto ano do ensino fundamental a discutirem sobre um consumo mais consciente das informações na internet através de um texto de material didático em que os personagens discutiam sobre verdades e mentiras na web.

Após a reflexão sobre a leitura realizada na aula à distância, Juliana criou uma dinâmica sobre verdades e mentiras. Nela, cada estudante deveriam escrever três frases sobre si, em que uma seria mentira e as outras duas, verdades. “A partir dessa atividade, eu trouxe a provocação: E você, o que tem buscado nas redes sociais? Será que esses conteúdos são verdadeiros? O que você tem compartilhado nesse ambiente? Você sabe se essas informações são confiáveis?”, salienta a professora.

Dinâmica trouxe resultados

Segundo a professora, os alunos foram atingidos pela reflexão que a dinâmica propôs. Os estudantes apontaram que nunca tinham pensado muito nisso e também falaram sobre os Youtubers, no debate. Em muitos casos seus conteúdos são repletos de preconceito e julgamentos errôneos.

“Usamos todas essas reflexões para os estudantes percebem como eles estão se alimentando no ambiente digital e quais mensagens eles estão repassando para a sua rede. Eles entenderam que se consumissem e compartilhassem informações falsas, estariam ajudando a espalhar uma fake news”, afirma Juliana.

Tempo nas redes sociais

Através de tudo isso, os alunos também puderam refletir e questionar o tempo que gastam nas redes sociais e na internet. A  atividade se sucedeu com a construção de um plano de hábitos, que trouxe propostas de mudança para uma rotina mais saudável no ambiente virtual.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *