Conexão Xalingo – Blog

3 ferramentas para estimular as crianças nas aulas remotas

Está difícil de manter os alunos estimulados durante as aulas remotas? Estas ferramentas podem te ajudar!

Mentimenter

Essa ferramenta tem recursos que auxiliam a aumentar a interação entre professor e a sua turma. Tudo em tempo real. O Mentimenter é como uma plataforma de pesquisa, onde há questionários para serem respondidos durante a aula. Os resultados aparecem simultaneamente assim que as respostas são enviadas.

Há diversos formatos de como as perguntas podem ser feitas: múltipla escolha, dissertativa, escolha de imagens, e, o mais comum que é respondendo apenas uma questão para a criação de uma nuvem de palavras, que mostra os termos que mais apareceram. Esse último pode ser um ótimo recurso para estimular o debate durante aula.

Kahoot

O Kahoot é uma opção que tem muita interação e é super divertida para engajar seus alunos em tempo real. Na plataforma (que infelizmente só está disponível em inglês), é possível criar pesquisas e questionários. Com inspiração em jogos de perguntas de múltipla escolha, há muitas possibilidades para se compartilhar aprendizado, já que é possível jogar tanto individualmente como em grupos.  

A criação das perguntas é simples, onde o professor cria quizes sobre quaisquer assuntos. Também é possível inserir fotos, vídeos e planilhas e, após cada pergunta, pode-se analisar acertos e erros, compreendendo melhor como os alunos estão indo.

O acesso pode ser feito por meio de um código pelo site ou pelo aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS.

Quizlet

A ferramenta Quizlet permite criar e compartilhar cartões e listas de estudo, jogos e testes. Assim como o Kahoot, este também permite a criação e organização de turmas. Está disponível para acessar pelo navegador, ou pelo aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS.

A ferramenta possui recursos avançados dentro do módulo Quizlet Live, que permite aos alunos participarem, em grupo ou individualmente, de jogos em tempo real. O educador pode criar equipes personalizadas e configurar a partida com diagramas e áudios.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Nova Escola

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *