Conexão Xalingo – Blog

Aplicativos, ferramentas e livros educativos que ganharam premiação

Conheça estes projetos educativos que ganharam o Festival ComKids Interativo 2020.

O Festival ComKids Interativo é realizado a cada dois anos e destaca produções digitais para crianças e adolescentes. Além de qualidade técnica e capacidade de divertir, esses produtos também trazem um novo olhar para a aprendizagem.

A edição de 2020, que aconteceu digitalmente entre os dias 11 e 15 de agosto, premiou soluções em quatro categorias: Aplicativos, Games, Livros Digitais e Multiplataforma. Conheça alguns dos vencedores:

Truth and Tales

O “Truth and Tales”, que tem como público-alvo crianças de 5 a 11 anos, venceu na categoria Apps e é uma plataforma de contos interativos. Ele surgiu do propósito de ressignificar a relação de crianças com a tecnologia através dos contos.

O aplicativo reúne três contos que logo no ínicio apresentam a possibilidade de customizar o personagem. Dessa maneira a criança se vê inserida nos contos que são “Teaching Stories” – contos milenares que impactam no desenvolvimento cognitivo das crianças, atuando na maneira como elas se enxergam, como veem o mundo e como resolvem conflitos internos e externos. Além disso, as histórias desenvolvem habilidades como empatia, atenção, auto-observação, equilíbrio socioemocional, entre outras.

Os contos podem ser lidos de duas formas: pelo narrador ou como “read along” (ler junto) – uma espécie de karaokê onde as as palavras vão brilhando na tela. Por serem interativas, as histórias funcionam também como mini jogos onde são lançados desafios como procurar por objetos escondidos.

Apesar de ainda não ser muito utilizado pelas escolas, o app tem a possibilidade de ser usado como material paradidático por ser um livro de literatura. De acordo com os criadores do projeto, apresentar a leitura de maneira relacionada à tecnologia pode inclusive aumentar o engajamento das crianças, pois gera mais interesse. Além disso, o livro também pode ser usado por crianças mais velhas como suporte para aprender uma segunda língua.

Saiba mais sobre ele, aqui.

De Criança para Criança

Destinado a um público com idade entre 5 e 12 anos, “De Criança para Criança” é vencedor na categoria Multiplataforma. Sua ideia é inverter a ordem de produção de conteúdos audiovisuais infantis, colocando o controle nas mãos das crianças. O objetivo da plataforma e metodologia de ensino é redefinir o papel do professor e aluno, em uma espécie de “sala de aula invertida”.

O professor passa a ser um provocador, um mentor que incentivará os alunos a construírem uma linha de raciocínio sobre o assunto trabalhado em aula por meio de perguntas. A ideia é que os alunos imaginem uma narrativa sobre o conteúdo. Uma vez pronta, é hora de expressar o conhecimento em forma de arte, e os alunos são convidados a ilustrar o que foi aprendido. Por fim, esses materiais e a narrativa gravada em áudio são enviadas pelo educador para a plataforma, que se encarrega de transformá-la em um produto audiovisual.

As narrativas não são adaptadas ou corrigidas, o processo é construído inteiramente com base no material enviado pelos professores, sem nenhuma interferência no processo de criação da criança. Para Gilberto Barroso, sócio-fundador do projeto, a ideia é justamente dar o poder para as crianças criarem o que lhes interessa “Pela primeira vez demos voz às crianças, ela pode dizer o que pensa e da maneira que pensa. Nós nos surpreendemos muito com isso… Elas são puras, simples e diretas”.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *