Conexão Xalingo – Blog

Esta metodologia pode ser uma grande ajuda na volta das aulas presenciais

Com a possibilidade de voltas às aulas presenciais em muitos estados brasileiros, a metodologia da sala de aula invertida pode ser um grande apoio ao ensino híbrido. Veja como ela pode ser utilizada.

A sala de aula invertida (tradução de flipped classroom) é uma metodologia que torna o aluno protagonista das aulas. O conceito é o seguinte: primeira é realizada uma introdução dos temas e conteúdos aos estudantes, antes das aulas presenciais acontecerem. Resumindo, é como uma “inversão” do processo de ensino e aprendizado, fazendo com que o aluno busque e apresente seus conhecimentos adquiridos mesmo que não haja o professor presencialmente.

O aluno então deixa de ser o agente “passivo” de ensino (onde só absorve conhecimento) para criador de conhecimento, onde é necessário que tenha mais responsabilidades e saiba cumprir e organizar suas metas. O professor ganha espécie de função mediadora e menos de “dono” do conhecimento.

Com a grande possibilidade de volta das aulas presenciais (em formato híbrido), a metodologia da sala de aula invertida pode trazer grandes benefícios aos professores, aliada à utilização de tecnologia e aplicações educacionais.

Sala de aula invertida na prática

A implementação da sala de aula invertida pode exigir um esforço importante dos docentes e escolas. No começo, muitos erros podem acontecer, mas, à medida do tempo, o aperfeiçoamento leva ao êxito. Os professores terão de organizar seus planos de aula para que se aproveite ao máximo as aulas presenciais, tirando dúvidas, interagindo com estudantes, dialogando e promovendo atividades.

Já para os momentos à distância, será necessário conduzir o aluno para que ele mesmo busque a leitura e o aprendizado do que antes era repassado em sala de aula. Esse certamente será “o” maior desafio: o engajamento dos alunos. Portanto, esse planejamento de atividades exigirá muito do professor e toda equipe pedagógica.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Notisul

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *