Conexão Xalingo – Blog

Este aluno autista fez apresentações de ópera através de videoconferências

William Correa é estudante do Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba/PR, e tem feito impressionantes apresentações cantando ópera, através de videoconferências.

Com um grau leve de autismo, William tem sido atendido por professores da Sala de Recursos com atividades lúdicas, como a apresentação de seu talento. Essa atividade e outras são propostas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para esse período de pandemia.

Conforme William, a atividade tem ajudado a vencer a timidez. “Me sinto tranquilo quando canto, e hoje meu maior sonho é ser cantor de ópera”, diz. Luciana de Mello Correa, que é mãe de William, comemora a conquista do filho. Ela comenta que toda a equipe pedagógica que acompanha William de perto ficou feliz com sua apresentação. “Desde pequeno o William tem o interesse por música, e em especial por ópera. Desde então, temos o incentivado a continuar aprendendo e crescendo mais. O apoio dos professores da Sala de Recursos tem sido fundamental para isso”, afirma.

Assim como ele, outros estudantes que possuem necessidades especiais têm feito apresentações de suas habilidades via meetings. Andreith Finato é professora na Sala de Recursos Multifuncional, no Colégio Estadual Pedro Macedo, e conta que aliar tecnologia e inclusão tem se mostrado muito positivo. “Todo novo avanço que eles têm nos faz comemorar e crer que estamos no caminho certo”, explica a professora.

Os professores que atuam na Sala de Recursos focam especificamente no atendimento aos alunos com algum tipo de necessidade especial. Necessidades que variam de transtorno do espectro autista, a déficit de atenção e limitações motoras.

Durante a pandemia, os professores tiveram que se readaptar ao contexto de aula remota e também preparar atividades que atendessem seus alunos especiais de uma forma inclusiva.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fontes: Agência de Notícias do Paraná

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *