Conexão Xalingo – Blog

6 coisas que você precisa para gravar suas aulas à distância

Quer deixar gravadas algumas de suas aulas à distância, com qualidade e que sejam engajadoras, mas não sabe por onde começar? Então saiba o que é necessário.

Com a pandemia em andamento, as aulas à distância mantêm-se como a possibilidade da educação continuar acontecendo. E se vocês, além das clássicas “lives”, transmissões por Zoom e WhatsApp, quer também proporcionar conteúdos mais trabalhados ou até mesmo continuar na educação EAD pós-pandemia, aqui vão algumas dicas do que você vai precisar.

1) Roteiro

Antes de qualquer coisa, você precisa elaborar um roteiro. A ordem da gravação das videoaulas não tem muita importância. Você é quem decide se quer gravar primeiro a introdução, o conteúdo ou a conclusão. Afinal, isso pode ser editado na pós-produção.

Mas, as informações de cada uma dessas partes devem ser bem organizadas em um roteiro, para que você não se perca e nem deixe nada passar em branco. É importante lembrar que você está gravando um vídeo e não pode desperdiçar tempo. É preciso transmitir sua mensagem de forma clara, simples e objetiva. Do contrário, o seu conteúdo pode deixar o aluno confuso e desorientado. Consequentemente, você perderá a atenção dele.

2) Ambientação

A ambientação é o cenário que você vai utilizar para as gravações e é muito importante que esse local seja tranquilo, longe de distrações e barulhos que possam interferir no áudio da filmagem.

Busque sempre um ambiente bastante iluminado para fazer as gravações. Todo fotógrafo e cinegrafista sempre busca pela melhor luz para os seus registros. Assim, além das suas filmagens saírem muito mais nítidas, você ficará ainda melhor apresentado(a) nas suas videoaulas.

3) Câmera

Dependendo da sua condição financeira, o celular pode sim, ser utilizado. Inclusive, há muitos aplicativos para criar seus vídeos e muito fáceis de mexer. Mas claro: a recomendação é utilizar o equipamento mais profissional ao seu alcance. Isso, sem sombra de dúvidas, interfere no resultado final.

Uma câmera semiprofissional é um investimento muito válido para quem possui sua própria empresa de cursos online ou seu próprio curso de ensino a distância. Porém, se você só tiver um celular ao seu alcance – que filme, no mínimo, em HD – ótimo também.

4) Microfone

A menos que você esteja em um ambiente totalmente isolado e recluso, será impossível que o seu áudio saia perfeito usando apenas sua câmera ou celular. O mais provável é que seu vídeo fique cheio de chiados, barulhos e ecos, oque pode desagradar os ouvidos dos seus alunos.

Investir em um microfone é essencial para entender como gravar videoaulas. Esse dispositivo captará um som mais claro e de melhor qualidade para as suas gravações. Caso não conte com uma verba para essa aquisição, no momento, você pode transformar o seu celular em um microfone. Use o gravador do aparelho, mantendo-o próximo a você enquanto grava o vídeo.

O trabalho será concentrado ao momento  da edição, já que será preciso sincronizar áudio e vídeo. Mas nada que seja impossível de fazer.

5) Computador

É claro, o seu computador também deve estar preparado para a edição após a gravação das videoaulas. O caso é que os softwares de edição costumam exigir um alto desempenho da máquina. Sendo assim, dependendo das especificações do dispositivo, ele pode acabar ficando muito lento, durante a execução do programa.

Portanto, para que o software não fique travando e você não leve horas para editar suas aulas, é importante ter um computador que aguente essa tarefa.

Então, aqui vão duas dicas para você:

– Invista em uma boa placa de vídeo

Essa peça é responsável por executar as imagens nos computadores. Uma placa de vídeo apropriada ajudará a facilitar a edição de vídeos.

– Preste atenção ao processador

O processador é outro fator importante. Ele é quem endereça os dados de acordo com a aplicação.

Um computador com processador a partir do Intel Core I5 ou equivalente é o mais adequado para esse caso.

Você pode optar por comprar uma nova máquina ou melhorar seu computador atual. No segundo caso, não deixe de consultar uma assistência técnica de informática.

6) Software de edição

Nesse momento, você transformará todo esse material bruto na aula EAD. É hora de fazer os cortes, eliminar as falhas, sincronizar imagem e som e inserir uma trilha sonora.

As opções de softwares de edição são inúmeras. O Adobe Premiere e o Final Cut são excelentes opções para editar vídeos. Ambas contam com recursos mais profissionais e completos, mas são pagas. Entretanto, os próprios sistemas operacionais oferecem alternativas de softwares de edição de vídeo, que são mais simples, porém gratuitas.

O Windows conta com um editor próprio de fotos e vídeos, já o macOS, da Apple, disponibiliza o iMovie.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://blog.eadplataforma.com/producao-de-conteudo-ead/como-gravar-videoaulas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *