Conexão Xalingo – Blog

Aprenda como reinventar as suas aulas com estas ferramentas (parte 1)

Veja estas 2 dicas para aprimorar as suas apresentações em slides e engajar mais os seus alunos nas aulas remotas durante a pandemia.

O já famoso “PPT” (mais conhecido Power Point) e o Google Slides ainda merecem muito espaço nas estratégias para manter a atenção dos alunos, principalmente durante esse período de pandemia e aulas à distância.

Ainda que profissionais da educação mais inovadores digam que eles já deveriam ter caído em desuso, outros professores estão mostrando justamente ao contrário, através de utilização não convencionais dessas ferramentas.

1) Esta professora está utilizando o chat para construir os PPT’s

Annelize Jacoby, professora de produção de texto em turmas do Fundamental 2 e Ensino Médio de uma escola particular de Campinas (SP), adotou um jeito diferente de usar o PPT. Ao invés de levar apresentações prontas para as aulas de verbetes com a turma do 6º ano, ela construiu os slides com a participação dos alunos. Primeiramente, Annelize pediu que os alunos pesquisassem definições diferentes de algumas palavras e mandassem os resultados no chat do Google Meet (aplicativo de comunicação por chamada de vídeo), enquanto ela montava os slides. Em seguida, Annelize avaliou cada elemento com a turma, refletindo sobre sinônimos, classificação gramatical, etimologia, dentre outros pontos. 

Depois desse processo, a professora disponibilizou a apresentação para consulta no Google Sala de Aula (Google Classroom, serviço online gratuito para professores e alunos). Nesse processo, um ponto interessante para ela é que os materiais de cada turma nunca são os mesmos porque são elaborados a partir da interação com os estudantes. “Essa é uma tentativa de construir o conhecimento junto com os alunos. Por isso, nunca chego com os slides prontos, seja no ensino presencial ou no remoto”, diz.

2) Arquivos de áudio para leitura? Sim!

Professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal Antônio Maceo, no Rio de Janeiro, Helena Correia tinha como desafio promover o gosto pela leitura nas turmas da Educação Infantil e do Fundamental 1. Com a pandemia e o consequente isolamento social, ela percebeu que não teria como continuar com as mesmas práticas de ensino, principalmente porque muitos alunos praticamente não têm livros em casa.

Helena pesquisou sobre o PowerPoint e viu que dava para criar uma apresentação com o áudio de um poema de Cecília Meireles. “Montei os slides, depois gravei a leitura do poema, usei alguns efeitos de gravação que a própria ferramenta oferece, e, por fim, salvei em formato mp4”, explica. Outra produção da professora foi um passo a passo de como fazer uma boneca abayomi, símbolo de resistência de povos africanos. “Tenho aprendido muito nesse processo”, diz. “É algo novo para mim, uma vez que não conhecia todas as potencialidades dessa ferramenta”. O resultado, segundo ela, é visível. “Vejo que as crianças estão gostando muito. O nível de interesse e de participação aumentou nas aulas”.

Confira a segunda parte da postagem, aqui.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/19403/ensino-remoto-como-reinventar-sua-aula-com-ppt-e-google-slides

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *