Conexão Xalingo – Blog

E quando o coronavírus passar? Como fazer para recapitular as aulas?

Carolina Pavanelli é diretora pedagógica da Plataforma de Ensino Eleva e, para ela, avaliação diagnóstica e mapeamento dos conteúdos serão pontos importantes para impedir que eventuais lacunas de aprendizado se perpetuem na volta às aulas presenciais. Confira os pontos levantados por ela!

1) Avaliação diagnóstica

Para ter uma recapitulação dos conteúdos é necessário fazer um diagnóstico do conteúdo trabalho do período de isolamento social. A escola deve usar a tecnologia para buscar diagnósticos individualizados de cada aluno, já que as diferenças de aprendizado podem ter sido ainda maiores durante as aulas remotas, dependendo, por exemplo, do contexto do aluno, ambiente de estudo e acesso à tecnologia.

Os diagnósticos devem ser baseados nos planos de aula e no conteúdo que se buscou passar do início ao fim da quarentena, um período que será variável de acordo com a escola, o município ou o estado. Para Carolina Pavanelli, este diagnóstico ajudará a mostrar o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, e servirá para direcionar não apenas o próprio estudante, mas também o corpo docente. “Se a avaliação mostrar um índice muito grande de erros nas questões relativas a um tópico específico, pode ser interessante que o professor volte a trabalhar este tópico com os alunos”, explicou.

2) Autoavaliação dos estudantes

A diretora pedagógica da plataforma Eleva também recomenda que os alunos façam autoavaliações sobre o período de quarentena, inclusive abordando questões emocionais e temas que vão além do conteúdo. Para ela, a autoavaliação também ajuda a escola a entender as necessidades específicas dos estudantes. “Queremos saber como foram estas semanas, quais as dificuldades e facilidades, como o aluno montou sua rotina e como foi todo o processo”, afirmou Carolina.

Ela destacou, porém, que a escola deve comunicar de forma clara, tanto aos alunos quanto aos pais, que estas avaliações não são provas convencionais e que o objetivo é fazer um diagnóstico, não checar se o aluno aprendeu determinado conteúdo para passar de ano. Do contrário, pode-se criar ansiedade. “Os estudantes e os professores não estavam em férias: estavam passando por uma crise humanitária, sanitária e econômica mundial”, disse. “É preciso ter cuidado com a comunicação.”

3) Mapeamento do conteúdo

Antes da volta às aulas presenciais, o corpo docente também deve fazer uma avaliação do período de isolamento social. A Eleva recomenda que o professor de cada disciplina, orientado pela coordenação e a direção pedagógica, faça um mapeamento do conteúdo abordado dividindo-o em “grandes temas”. Esta divisão ajudará a otimizar e dar mais objetividade ao processo de recuperação do conteúdo, que deverá ser realizado ao mesmo tempo em que novos conteúdos estarão sendo dados.

Como grande parte das escolas não terá tempo nem espaço para desenvolver estes dois processos presencialmente, a recuperação, de forma geral, será feita online. “É como se fosse o tempo que o aluno dedica ao estudo em casa: uma recuperação objetiva e direcionada aos conteúdos nos quais ele apresentou mais dificuldade a partir da avaliação diagnóstica”, definiu Carolina.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://porvir.org/como-recapitular-o-conteudo-das-aulas-remotas-no-pos-quarentena/  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *